Na Tribuna Popular, Imama relata dificuldades para dar continuidade às suas atividades

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (29), a Tribuna Popular foi ocupada pela assistente administrativa do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), unidade de Cachoeira do Sul, Ítela Pereira Bartmann.  No próximo dia 29 de julho, serão completados 20 anos de atuação do Imama no Rio Grande do Sul. Ítela destacou que "a missão do Imama é salvar vidas, já que com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%".
 

 Do ano de 2012 até o presente momento, 18 vítimas do câncer de mama já foram atingidas. Para reduzir esse número, a unidade de Cachoeira do Sul desenvolve vários programas na área da educação para o diagnóstico precoce. "O câncer de mama é uma doença complexa, que além do aspecto físico, causa um grande desdobramento emocional e psicológicos, que a tornam ainda mais delicada". Um dos projetos de maior destaque é o Programa de Sensibilização e Educação, que num total de 85 oficinas de conscientização da saúde da mama, realizadas pelos voluntários capacitados, já atingiu mais de 3020 pessoas.

A unidade também conta o Mama Móvel, um caminhão baú equipado com mamógrafo, uma processadora de exames e uma equipe técnica capacitada para auxiliar nas atividades. Em 2001 foram realizadas 2380 mamografias em 15 cidades diferentes, e Cachoeira do Sul foi contemplada em duas ocasiões, nos anos de 2010 e 2012, realizando 200 mamografias. Outro programa tem destaque no Instituto, é o denominado Mutirão Mulher Previna-se, que promove estratégias de saúde da família por meio da realização de ações.   "Consiste em um dia inteiro de atendimento para mulheres, onde todas passam pelo exame clínico das mamas. Nos casos suspeitos ou para mulheres acima de 40 anos, é solicitada a mamografia. Foi realizado aqui no município nos anos de 2010 e 2011, com 94 mamografias requeridas", completou Ítela.

Eventos

Caminhada das Vitoriosas: Antes mesmo de ter uma sede, um grupo de mulheres realizou a primeira caminhada na cidade. Já foram feitas cinco edições concluídas com sucesso.

Outubro Rosa: Movimento que coloca nossa cidade em destaque regional como apoiadora da causa. Outubro foi escolhido por ser o mês mundial da conscientização do diagnóstico precoce. Ambos tem como objetivo chamar a atenção para a causa e alertar a população e aos governantes, para que invistam  em equipamentos que concedam um melhor suporte para o tratamento em tempo hábil.

Ítela destaca que a atual situação financeira da unidade está negativa. "O orçamento estimado é de 65 mil reais por ano, que são destinados para a manutenção da unidade e a realização de todos os programas. Temos um prazo para que sejam definidas parcerias para a unidade, senão cumprirmos, as atividades do Imama serão encerradas", lamenta a assistente administrativa.