Ministro ouve demanda de Comissão por curso de Medicina em Cachoeira

12/05/2023

O ministro da Secretaria da Comunicação do Governo Federal, Paulo Pimenta, ouviu nesta sexta-feira, 12, a demanda da Comissão Comunitária Pró-Medicina de Cachoeira do Sul durante videoconferência realizada no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Participaram da reunião o Presidente da Câmara Municipal, Magaiver Dias, o vereador Jeremias Madeira a vice-Prefeita, Angela Schuh, o Procurador Jurídico da prefeitura, Kader Saleh, a diretora do Campus Ulbra Cachoeira, Adriana Porto, o superintendente do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), Luciano Morschel, o Secretário Municipal de Saúde, Milton Kelling, o assessor de comunicação do Campus Ulbra Cachoeira do Sul, Celso Rafael, a assessora do ministro Paulo Pimenta advogada Michele Santos, a advogada Juliana Flores, os médicos médico Paulo De Ré (da Provedoria do HCB) e Adelar Breitenbach, o diretor do Grupo GVC, Marcio Vieira da Cunha, e a Presidente do PT de Cachoeira, Cristina Mohr.

‘Cachoeira tem todas as condições’

O ministro, que é natural de Santa Maria, disse conhecer bem a região. “Cachoeira tem todas as condições de poder estar habilitada. Relevância e necessidade social do curso de Medicina, a existência das redes de atenção do SUS e equipamentos adequados e suficientes”, diz Pimenta. “Eu sinceramente acho que, pelos critérios estabelecidos, Cachoeira tem todas as condições de poder disputar esse edital”, finalizou.

O presidente da Câmara colocou à disposição a Comissão de Saúde e a estrutura da Casa para fazer a mobilização política necessária à vinda do Curso de Medicina.  “Essa é uma questão de força política. Precisamos de políticos envolvidos também. Precisamos começar a gritar: ‘estamos aqui e queremos’(o curso)”, disse Magaiver.