Julinho pede atenção do Executivo para xadrez nas escolas

O vereador Julinho do Mercado (PP) esteve reunido com a secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa, nesta segunda-feira (16), para analisar a possibilidade de incluir a prática do xadrez nas escolas. "Além de entreter os alunos, o jogo estimula o raciocínio, ativa a concentração, aguça a memória e trabalha a paciência. Além disso, requer apenas um tabuleiro e algumas peças, os quais têm custo reduzido e muita durabilidade", defendeu.
O parlamentar levou à reunião a professora aposentada do Estado Luciane Port, que possui um projeto para promover o xadrez nas escolas, através da capacitação de professores para lecionarem o jogo aos estudantes. "De início se pensa que é difícil, que é complicado, mas quando o jovem entende o processo se envolve e se apaixona", disse Luciane.
No encontro, a secretária afirmou ao vereador e à professora que é de interesse do Executivo toda ação que promova a questão pedagógica. "Como professora, sei da importância do desenvolvimento integral do aluno, e o xadrez, sem dúvida, faz parte disso", acrescentou. Maristela garantiu que irá analisar a proposta e estudar como a prática pode ser inserida nas escolas. "Isso pode ocorrer através da inclusão direta no currículo ou através de oficinas", explicou.
Indicação
Em julho o parlamentar já havia encaminhado uma indicação ao Executivo sugerindo a inclusão da prática nas escolas como forma de desenvolver. Na sessão ordinária desta noite, Julinho irá levar o assunto mais uma vez à tribuna. "Temos que apostar no xadrez, pois é uma forma divertida e interessante que promove de fato o aprendizado dos estudantes", destacou.