Cornelli comemora aprovação do PL que cria Política de Educação para o Campo

O vereador Vinicius Cornelli (PT) acompanhou, nesta terça-feira (2),na Assembleia Legislativa, a votação do PL 297/2011 de autoria do deputado estadual Altemir Tortelli (PT), que institui a Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural através da Qualificação da Oferta Educacional. O projeto, que foi aprovado por unanimidade dos parlamentares, contou com a presença de centenas de estudantes de escolas familiares agrícolas, que lotaram as galerias do Parlamento Gaúcho e comemoram o resultado. "O conjunto de ações públicas previsto no PL vai reduzir o êxodo rural e qualificar e fortalecer a agricultura familiar", defendeu Cornelli.

PL 297/2011

O Projeto institui uma política de incentivo à permanência no campo através de uma educação voltada aos interesses do meio rural, em que os alunos passam por períodos de formação nas escolas, alternados com períodos de trabalho na propriedade da família. A proposição visa ao aprimoramento das habilidades do jovem, para que ele desenvolva projetos inovadores e que agregue valor na produção familiar. Segundo Tortelli, mais de 75% dos alunos que passam por esse tipo de formação continuam no campo. "O Projeto prevê a adoção do ensino no campo através da chamada pedagogia da alternância acumulando aprendizado com o tripé Família, escola e propriedade, e experimentando, aprendendo e construindo seu projeto de vida", explica o deputado.

Requerimento

Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, realizada nesta segunda-feira (1º), Cornelli havia apresentado uma moção de apoio à aprovação do projeto. O documento foi encaminhado à Assembleia Legislativa. "Precisamos estimular a adoção de políticas e ações adequadas à realidade do campo, que valorizem e incentivem a permanência dos jovens no meio rural", reforçou o vereador, lembrando que nos últimos anos a população de vários municípios gaúchos reduziu em razão da migração de jovens para centros urbanos, que foram em busca de trabalho e estudo. "Para mudarmos essa realidade, a resposta é uma educação diferenciada, uma educação própria do campo", finalizou Cornelli.