Projeto de Frankini determina instalação de assentos especiais para obesos

O vereador Frankini (PT) apresentou, na sessão desta semana, um projeto de lei, alterando a lei municipal 3.532/2004, de autoria do ex-vereador, Oscar Sartório. De acordo com a nova proposta, ficam os cinemas, bibliotecas, ginásios esportivos, casas noturnas, restaurantes, escolas, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, de propriedade privada, localizados em Cachoeira do Sul, obrigados a manter em suas dependências cadeiras ou poltronas especiais para uso de pessoas obesas.

O projeto determina, ainda, que deverão ser criadas senhas prioritárias e atendimentos especiais que evitem, ao máximo, o deslocamento e a permanência em pé nos estabelecimentos. “Precisamos garantir o atendimento prioritário e a acessibilidade às pessoas com obesidades severa ou mórbida. Por conta do peso elevado, as pessoas, muitas vezes, sentem dificuldade de ficar em pé em filas”, salientou o parlamentar.

Também deverão ser destinado, no mínimo, dois assentos com dimensão, resistência e conforto compatíveis para as pessoas com obesidade severa e mórbida. “A utilização, por longo período de assento de dimensões inferiores a necessidade de pessoas, além do desconforto físico, pode causar outros males físicos e orgânicos e lesões na coluna”, destacou Frankini.