Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Vereador Cleber incentiva doação de sangue

Vereador Cleber incentiva doação de sangue

Sabendo da importância da doação de sangue para o salvamento de vidas, o vereador Cleber Cardoso (PDT) quer mobilizar o maior número de amigos para participar da campanha em Cachoeira do Sul. "O Brasil usa por dia mais de cinco mil bolsas de sangue e nossa cidade utiliza em média 350 por mês. Essa é uma quantidade significativa, mas o número de doadores para suprir a demanda e manter o estoque é muito pequeno", destaca, complementando: "Se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão".
Em contato com o Banco de Sangue do HCB, foi informado ao vereador que todos os tipos de sangue estão necessitando de reposição. "É a hora de unirmos as forças nessa luta. Todos podemos ajudar. Doar sangue é salvar vidas", reforçou.

Campanha
A Semana de Doação de Sangue será realizada no HCB de 12 a 30 de agosto, das 7h 30 às 11h. "A doação não traz risco de morte e é realizado com material descartável", lembrou o parlamentar.

Requisitos básicos
Estar em boas condições de saúde.
Ter entre 18 e 60 anos
Pesar no mínimo 50kg.
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários
Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
Gravidez
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Tatuagem nos últimos 12 meses.
Impedimentos definitivos
Hepatite após os 11 anos de idade.
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
Uso de drogas ilícitas injetáveis.
Malária.

Intervalos para doação