Pró-Reitor da Ulbra reforça oferta de bolsas integrais de estudos

Para reforçar a concessão de bolsas de estudos na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Cachoeira do Sul, o Pró-Reitor de Planejamento e Administração da Ulbra, Romeu Forneck, ocupou a Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (7). A unidade cachoeirense oferecerá 314 bolsas a partir do primeiro semestre de 2014, através do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). “Por meio desse programa, os estudantes poderão ingressar gratuitamente em qualquer um dos cursos disponibilizados pela Ulbra”, destacou o representante da Universidade. 

Em seu pronunciamento, o Pró-Reitor também ressaltou a história da instituição. “A Ulbra possui 41 anos de atuação no Brasil, estando presente em 21 estados, através do ensino a distância, e em seis estados por meio do ensino presencial”, disse, complementando: “Devido à sua grande abrangência, estamos confirmando a nossa proposta estratégica de inserção e desenvolvimento social, através de um importante conjunto de bolsas de estudos e ações comunitárias”.

Requisitos

Para que o aluno receba uma bolsa integral de estudos é obrigatória à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), etapa em que deverá atingir a nota mínima (450 pontos) e não zerar a nota da redação. O candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada através de bolsa integral e comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). “Desejamos fomentar o desenvolvimento social da região, permitindo que alunos que não possuem condições de ter acesso ao ensino superior possam realizá-lo através das bolsas integrais do Proies. Para isso, é importante que as escolas estimulem os alunos a buscarem as oportunidades de ensino e a realizarem o Enem”, concluiu o Pró-Reitor.

De acordo com Forneck, também serão oferecidas bolsas de estudos aos professores da rede pública de ensino básico e que estiverem em efetivo exercício do magistério. Nesse caso, a renda familiar não será considerada.