Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Câmara de Vereadores organiza ações para promover o Proerd

Câmara de Vereadores organiza ações para promover o Proerd

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, através de seu presidente Luis Paixão (PP), vice-presidente Frankini (PT) e secretário Marcelo Figueiró (PMDB), reuniu-se, nesta quarta-feira (21), com os responsáveis pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Cachoeira do Sul. Na oportunidade, a capitã Ana Maria, acompanhada pelos três soldados que organizam e executam o projeto no Município, explicam aos parlamentares como funciona o Programa e o que está sendo organizado para o próximo ano. "Queremos envolver todos os alunos das redes pública e particular, tanto da zona urbana como da rural. A expectativa é que cerca de seis mil estudantes participem do Programa em 2014", explicou a capitã.
No encontro, os representantes do Proerd também explanaram a necessidade de obtenção de recursos para dar continuidade às atividades e discutiram a possibilidade de criação de uma Lei que institua o Proerd como política pública. "Não tem outra forma de combater as drogas sem a união das forças públicas", defendeu a capitã Ana Maria. O presidente Paixão elogiou a atuação dos policiais militares e garantiu que irá solicitar que o jurídico da Casa faça um estudo para a elaboração da legislação. "Também iremos avaliar a possibilidade de, através da devolução da sobra orçamentária ao Executivo, seja repassado um valor para o Programa", complementou.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. Hoje é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD.
Objetivos
Os objetivos principais do Proerd são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas.