Marcelo Figueiró propõe que prefeitura crie Feira das Profissões e da Qualificação

Na sessão de segunda-feira (10), o vereador Marcelo Figueiró (PMDB) apresentou uma indicação propondo à Prefeitura a realização de uma Feira Municipal das Profissões e da Qualificação. O evento teria o objetivo de divulgar aos estudantes as diversas vagas que são oferecidas no município para cursos superiores e profissionalizantes.

Para Figueiró, uma das principais dificuldades da cidade é a qualificação da mão de obra. "Não é raro quando empresas se instalam em nosso município os colaboradores iniciais terem de ser importados de outras cidades", disse o parlamentar. Por este motivo, o vereador propôs para a Prefeitura Municipal a realização de uma Feira das Profissões e da Qualificação. Nela estariam estandes dos principais gerenciadores de ensino superior de nossa cidade e, principalmente, das organizações que oferecem cursos profissionalizantes, como Senai, Senac, Senar, Escola HCB, Magistério do Instituto João Neves da Fontoura e Contabilidade da Escola Diva Costa Fachin. "A necessidade da Feira existe, pois mesmo alguns cursos sendo gratuitos nem todas suas vagas estão ocupadas", afirma. O parlamentar acredita que a Feira dará mais publicidade à existência dos cursos e assim auxiliará a utilização das vagas. "Nos estandes poderá haver, por exemplo, demonstrações de como funciona cada instituição de ensino, como ingressar, como é o desenvolvimento do trabalho na sua área. Na feira também seria possível assistir palestras com profissionais de diferentes áreas", sugeriu.

Conforme Figueiró, a qualificação é fundamental para ingressar no mercado de trabalho. "Imagine dois homens ingressando em uma nova cidade. O primeiro com qualificação e o outro sem conhecimento. O que se preparou certamente irá progredir e o segundo dificilmente obterá maiores êxitos. A qualificação é fundamental para trazermos o desenvolvimento. No entanto me espanta que em Cachoeira existam vagas do Pronatec, por exemplo, que não estão ocupadas. Por isto proponho a Feira das Profissões e da Qualificação. Tenho convicção que se a prefeitura der publicidade as nossas possibilidades de ensino profissionalizante auxiliaremos e muito no preenchimento das vagas que poderão fornecer conhecimento a vários cachoeirenses e auxiliar no progresso do nosso município".