Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Cornelli apoia instalação da CPI da segurança alimentar

Cornelli apoia instalação da CPI da segurança alimentar

Em seu pronunciamento na tribuna, nesta segunda-feira (13), o vereador Vinicius Cornelli (PT) defendeu a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta pelo deputado Altemir Tortelli (PT) na Assembleia Legislativa, para apurar fatos envolvendo ações e práticas ilícitas que resultam em contaminação de alimentos industrializados e beneficiados, atentando contra o consumidor e à sociedade gaúcha.

O parlamentar, que apresentou na Sessão uma moção de apoio à CPI, lembrou o fato ocorrido na última semana, em que foi descoberta a adição de ureia no leite. "Isso nos preocupa muito, pois esse é um produto básico da nossa alimentação, destinado principalmente às nossas crianças. O alimento colocado à mesa da população deve ser sagrado, e sua violação com o objetivo da maximização dos lucros é inadminssível. O ato de violar e contaminar alimentos para aumentar lucro atenta à saúde pública e subtrai qualidade de vida de todos nós. É chegada a hora da sociedade dar um basta neste tipo de situação", defendeu.

Elementos para instalação da CPI

Em sua manifestação, Cornelli também destacou os fatos determinados que justificam e sustentam a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito. "O primeiro deles é a adição ilegal de ureia e produtos cancerígenos no leite, visando aumentar os lucros dos transportadores, ocorrido na semana passada. Mas nós temos outros casos que nos fazem pensar e refletir sobre a soberania alimentar. São eles: a contaminação por materiais de limpeza nos produtos Ades, o contrabando de Agrotóxico, a contaminação no achocolatado Toddynho, a irregularidade na comercialização de carne não discriminada, a presença de um roedor em embalagem de salgadinho Elma Chips, o emprego de agrotóxicos proibidos ou em superconcentrações, injeção excessiva de líquido em frangos congelados, a adição ilegal de soda cáustica, água oxigenada e soro de leite aos laticínios da Parmalat e a presença de antibióticos no leite em pó produzido no Rio Grande do Sul", citou.