Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Saúde: Paixão propõe projeto para conscientizar, prevenir e combater verminoses

Saúde: Paixão propõe projeto para conscientizar, prevenir e combater verminoses

O vereador Luis Paixão (PP) apresentou, na Sessão Plenária desta segunda-feira (1º), o Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose. Se aprovada, a campanha deverá ser realizada na primeira semana de abril de cada ano. "A ocorrência da verminose é muito comum, atingindo todas as pessoas, adultas e crianças, tanto na cidade como no campo. Como consequência, trazem graves danos à saúde, sendo às vezes até fatal. É a doença que atinge o maior número de pessoas em todo o mundo. No Brasil, chega a atingir cerca de 90% da população, em todos os níveis sociais e, apesar destes índices alarmantes, é, ao mesmo tempo, a enfermidade menos diagnosticada, devido à falta de informações", explica o parlamentar, que também atua na área de saúde.

De acordo com o PL, a Semana buscará promover a conscientização e orientar com regras básicas para evitar a contaminação através de cuidados de higiene domiciliar e pessoal, viabilizar de integração de órgãos e entidades em ações conjuntas, realizar trabalhos junto à comunidade com os voluntários de instituições de nível superior, requisitar exames clínicos, através dos médicos integrantes do Ministério da Saúde, e distribuir vermífugos gratuitamente, mediante indicação médica. "Pode-se reduzir sensivelmente os índices de infestações através de medidas preventivas e curativas que dependem do poder púbico, como o saneamento básico, controle da água consumida pela população, inspeções em lixões e cozinhas na rede de restaurantes, assistência em postos de saúde, além de distribuição de medicamentos e muitas outras medidas que sabemos já serem realizadas de forma eficiente pela Vigilância Sanitária de alguns estados", apresentou o parlamentar.

Por ocasião do programa, as instituições de ensino público e privado do ensino fundamental e médio deverão convidar os pais ou responsáveis pelos alunos a participar da Semana de Conscientização, Prevenção e Combate a Verminose, ministrar palestras destinadas às crianças, que deverão ser realizadas de forma didática e de fácil compreensão. "Cansaço, falta de disposição, baixo rendimento escolar, dores abdominais, anemias, enjoos, diminuição das defesas do organismo, comprometimentos de órgãos como intestino, pulmões, fígado, são alguns sintomas das verminoses intestinais e demais parasitas. E essas reações, muitas vezes, acabam comprometendo o rendimento escolar dos estudantes", explica Paixão. "Queremos dar maior visibilidade a esse problema da verminose, como forma de melhorar a saúde dos cachoeirenses, reduzindo possíveis hospitalizações", finalizou.