Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Sessão Solene em homenagem à Semana da Pátria

Sessão Solene em homenagem à Semana da Pátria

O Legislativo de Cachoeira do Sul realizou, na noite desta nesta quinta-feira (5), a Sessão Solene em homenagem à Semana da Pátria. Durante a solenidade, os vereadores fizeram referências à história do país, em seus 191 anos de independência, e aos movimentos que ocorrem hoje. "As manifestações populares, como as que vivemos atualmente, são bem-vindas em todo ambiente democrático. Constituem-se de forma legítima para alcançar metas de direitos básicos e de cidadania. Cabem às autoridades e às classes políticas, portanto, saberem interpretar as vozes das ruas, cujo grito almeja, sobretudo, uma grande mudança na política, independente de seus vínculos partidários", destacou o vereador Frankini, que se pronunciou em nome da bancada do PT.
Já o vereador Daniel Tarasconi questionou, pela bancada do PMDB, a ideia de independência nos dias atuais. "Podemos achar que somos uma pátria independente pelo fato de termos um estado soberano, forças armadas preparadas e prontas para bem servir ou pelo fato de não convivermos com guerras. Mas, na verdade, não é possível que um país se considere 100% independente enquanto estiverem faltando médicos nos hospitais ou postos de saúde, comida na mesa de todas as pessoas e trabalho para aqueles que neste país nasceram".
O peemedebista também lembrou a dificuldade que muitos brasileiros enfrentam diariamente. "Heróis não calçam chuteiras, mas aqueles que sustentam uma família inteira com um salário mínimo, são também aqueles que lecionam em escolas precárias 40 horas semanais e não recebem o piso nacional, são aqueles que fazem o policiamento mal equipados e mal remunerados e colocam suas vidas em riscos para preservar as nossas".
O vereador Augusto Cesar, por sua vez, deu destaque à questão do patriotismo em seu pronuciamento. "Falar em pátria não é somente falar do país de onde nascemos, sobre o qual debruçamos nossas raízes. A noção de pátria representa a continuidade dos processos históricos, o patrimônio comum, o social, a emoção e o sentimento de ser brasileiro. A pátria é um vínculo profundo entre todos nós", disse o parlamentar, em nome do PP.
Por fim, o vereador Homero Tatsch (PSDB) fez referências ao processo histórico do Brasil. "Em 7 de setembro de 1822, o país conquistava sua independência do domínio português. Por esse momento, muitos deram sua vida. Afinal, era independência ou morte. Mas o reconhecimento internacional teve o seu preço: nos libertamos de Portugal e viramos escravos do mundo".
Homero lamentou, ainda, o não aproveitamento das potencialidades do país. "Nossa bandeira mostra o que somos: temos o maior rio, a maior floresta, a maior costa atlântica, um dos maiores territórios, as maiores reservas. Porém, nossas florestas estão sendo dizimadas, nossos rios estão sendo maltratados e poluídos. Temos um povo multirracial, com múltiplas culturas e com grande capacidade artística, mas muitas vezes ainda preferimos o que vem de fora. Temos muitas opções para progredir, capacidade para ser independente e condições de ser uma grande nação, mas muitas vezes não temos foco, não somos unidos. Temos um povo alegre, hospitaleiro, amigo, capaz e religioso, mas há tantos brasileiros que choram com a violência, sofrem com a falta de educação e se perdem por falta de cultura e ocupação".
Presenças
A Sessão também contou com a participação do Bispo Dom Remídio Bohn; da secretária Municipal de Educação Maristela Almansa; do promotor de Justiça João Ricardo Tavares; do Comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate e Guarnição Federal, Coronel Ronaldo Morais Brancalione; do Comandante do 13º GAC, Tenente Coronel Reinaldo Costa de Almeida Rêgo; dos ex-vereadores Marco Lisboa e Volny Figueiró, da diretora do Núcleo Municipal de Cultura, Lair Vidal, representantes do Arquivo Histórico, Sindilojas e do Rotary Cachoeira do Sul, além dos vereadores Marcelo Figueiró (PMDB), Luis Paixão (PP), Vinicius Cornelli (PT), do Edson Richa (PP), Julinho do Mercado (PP), Marcelinho da Empresa (PP), Daniela Santos (PDT), Luiz Zimmer (PSB), Valdocir Marques (PSB), Cleber Cardoso (PDT) e Jeremias Madeira (PSB).