Na Tribuna Popular, AAPC expõe projetos que beneficiam cachoeirenses aposentados e pensionistas

A Tribuna Popular da última Sessão Plenária, realizada nesta segunda-feira (06), foi ocupada pelo presidente Associação de Aposentados e Pensionistas de Cachoeira do Sul (AAPC), Werner Bittelbrunn, que falou sobre os serviços prestados pela entidade.

Em seu pronunciamento, Bittelbrunn destacou que, na área da saúde, a Associação oferece diversos atendimentos aos aposentados e pensionistas, como consultas médicas, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos, além do recente projeto, fundado ano passado, a Farmácia do Aposentado, a partir do qual são disponibilizados medicamentos com preços reduzidos.  "Temos, também, aulas de ginástica e cursos de informática. Centenas de idosos já concluíram essas atividades e isto nos causa um grande orgulho, porque significa a auto realização para essas pessoas", relata Werner.

Outro benefício ressaltado por Bittelbrunn é que a associação oportuniza facilidade em viagens. "A AAPC é a única de Cachoeira que oferece desconto de 40% nas passagens de ônibus para deslocamentos intermunicipais".

Na área jurídica, segundo Bittelbrunn, são concedidas consultas gratuitas em todos os ramos do direito, especialmente no previdenciário, em que são encaminhados processos de revisão de benefícios. "Nos últimos anos, cerca de 900 associados tiveram seus pleitos atendidos", conta o presidente.

O presidente lembrou, ainda, que há muitos anos a Associação vem cedendo as suas dependências para setores da Prefeitura, onde são acolhidas as reuniões do COMAI (Conselho Municipal de Assistência ao Idoso). Também no mesmo espaço já foram realizadas palestras e reuniões da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal da Educação.

AAPC

A entidade foi fundada em 1986. Atualmente possui cerca de três mil associados, que contribuem com 1% de seus benefícios (aposentadoria ou pensão). Inicialmente, a sede da associação era em conjunto com o sindicato dos metalúrgicos e hoje possui uma sede moderna, com 1.140 metros de área construída.