Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Câmara de Vereadores homenageia os 25 anos da Escola de Samba Unidos da Vila

Câmara de Vereadores homenageia os 25 anos da Escola de Samba Unidos da Vila

O Legislativo Municipal de Cachoeira do Sul reuniu-se, na noite desta quinta-feira (9), em Sessão Solene para homenagear a passagem dos 25 anos de atividades do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila. No início da solenidade, foi realizada a entrega do cartão representativo da data à presidenta da Escola, Elusa Alves.

Propositor da homenagem, o vereador Marcelo Figueiró destacou que o evento não só homenageia a grande campeã do carnaval de Cachoeira do Sul, como o trabalho, a geração de renda, o incentivo à cultura e o movimento comunitário gerado pela festa. "Porque carnaval é trabalho, muito trabalho. Para se chegar ao desfile campeão, imaginem quanto labor foi efetuado por toda uma comunidade. Carnaval tem custo, mas gera mais do que absorve. O dinheiro investido é, na verdade, uma distribuição cultural e social de renda".

O parlamentar também lembrou a promoção cultural na cidade, concretizada com a realização do evento. "Alguém já imaginou a quantidade de poetas que jamais teria a oportunidade de se expressar não fosse a elaboração da letra do samba-enredo da escola? Ou quantos compositores estão envolvidos na elaboração da melodia? E as artes plásticas, como são beneficiadas ao serem apresentadas a centenas de artistas de bairro que são encarregados de fazer os carros alegóricos, fantasias e outros apetrechos? E ainda a dança, como é favorecida ao serem iniciados centenas de bailarinos que têm no samba o seu primeiro passo coreografado", ressaltou.

Por fim, Figueiró destacou a história da Escola em Cachoeira. "Homenagear a Unidos é a melhor forma de saudar o nosso carnaval. São poucas as entidades de nossa terra que conseguiram chegar a um quarto de século. Ela não só conseguiu, como teve essa festa brindada pela conquista do décimo título campeão. Seu crescimento representa o desenvolvimento da maior festa do país, mas, sobretudo, o crescimento de toda a nossa Cachoeira".

Homenageada da noite, a Presidenta da Escola de Samba Unidos da Vila, Elusa Alves, disse estar muito emocionada e orgulhosa de, em nome do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila, receber a homenagem do Legislativo. Em seu pronunciamento, Elusa lembrou o percurso dos 25 anos da entidade. "Para conseguir bons resultados é preciso acreditar no que se faz. E a Unidos da Vila é prova disso. A partir do momento de sua fundação nasceu dentro de cada fundador a certeza que aquilo iria dar certo. E essa certeza fez com que a escola fosse acolhida pela comunidade. Como um espelho de mil faces, a verde-rosa reflete a força e vigor que chegou por muitos caminhos: pelos serviços prestados na construção da quadra, pelo apoio da comunidade às nossas promoções, pela ajuda financeira de cachoeirenses que aqui residem e até de cachoeirenses que se encontram fora do município, pela recepção magnífica da maioria dos vizinhos do bairro Barcelos que tanto prestigiam o nosso carnaval, pela colaboração dos integrantes da escola que não medem esforço para o engrandecimento da Unidos", falou a presidenta.

Ao final dos pronunciamentos, foi realizada uma apresentação do samba enredo vencedor do carnaval 2013, interpretado por André Leite e Uillian da Silva, acompanhados por Carlinhos Leite no cavaquinho e pela bateria da Unidos da Vila.

Presenças

Também participaram da solenidade o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Ivan Peixe; a secretária Municipal da Administração, Cristina Mór; a diretora do Núcleo Municipal da Cultura, Ione Carlos; a coordenadora da COMPPPIR (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial), Ana Lúcia Machado Falcão; o diretor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Adriano Madrid; o presidente da escola de Samba Inovação, Liege Lamb; representante da Escola de Samba Talagaço, Markketty Silva; os vereadores Edson Rciah (PP), Daniela Santos (PDT), Homero Tatsch (PSDB), Jeremias (PSB), Julinho do Mercado (PP), Luis Paixão (PP), Luiz Zimmer (PSB), Marcelinho da Empresa (PP) e Valdocir Marques (PSB), além dos ex-vereadores Volny Figueiró e Luciano Figueiró e de representantes do 3º Batalhão de Engenharia de Combate e do Sindilojas, entre outras autoridades.

Os vereadores Cleber Cardoso (PDT), Vinicius Cornelli (PT), Frankini (PT), Augusto Cesar (PP) e Tarasconi (PMDB) não estiveram presentes em razão de viagem a Porto Alegre para tratar da vinda do curso de agronomia para a unidade de Cachoeira do Sul da UERGS.