Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Daniela apresenta projeto para promover acessibilidade nos supermercados

Daniela apresenta projeto para promover acessibilidade nos supermercados

A vereadora Daniela Santos (PDT) levou o tema da acessibilidade mais uma vez à tribuna da Câmara de Vereadores. Na sessão dessa semana, a parlamentar apresentou um projeto de lei obriga os supermercados que possuam mais de cinco caixas registradoras a ter pelo menos um caixa adaptado para pessoas usuárias de cadeiras de rodas. “O ônus para os supermercados atingidos pela legislação se torna insignificante diante do benefício que irá gerar a essas pessoas”, defendeu, explicando: “Hoje o cadeirante, ao ir fazer compras nos supermercados da cidade, esbarra literalmente ao passar com sua cadeira pelo caixa, obrigando-o a buscar outras alternativas, sempre incômodas e constrangedoras. Além disso, para efetuar o pagamento de suas compras, fica impedido de acompanhar os lançamentos, o que mais se complica quando se utiliza  de cartões”.

Em seu discurso, a vereadora lembrou que a acessibilidade é garantida através da Lei Federal nº 10.098, promulgada em 19 de dezembro de 2000, pela Casa Civil da Presidência da República. “A política de inclusão social é obrigatória nos espaços, mobiliários e edifícios públicos. Já os locais privados devem oferecer requisitos mínimos de acessibilidade, de acordo com a Lei”.

De acordo com o projeto, placas indicativas deverão ser colocadas no local, indicando qual o caixa é adaptado para cadeirantes. “Espero que esse seja mais um instrumento eficaz, que facilite a locomoção dos deficientes e possa garantir sua independência na realização de tarefas cotidianas”, finalizou Daniela.