Tribuna Popular: Coletivo Universidade Pública defende curso de agronomia em Cachoeira

O professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Júlio Mahfus, utilizou a Tribuna Popular da Sessão Plenária da última segunda-feira (08). Como integrante do Coletivo Universidade Pública, movimento de pessoas que trabalham pelas questões que envolvem o ensino público universitário de Cachoeira do Sul, Mahfus aproveitou o espaço cedido pelo Legislativo para fortalecer a ideia da conquista do curso de Agronomia para o município.

Em seu discurso, o professor relembrou que grande parte das pessoas que integram esse coletivo, participam desde o ano 2000, antes mesmo da Uergs ser instalada na cidade. Em 2012, o coletivo doou o material para a construção de uma sala de aula no centro de Cachoeira do Sul, enquanto a prefeitura disponibilizou a mão de obra. Mahfus parabenizou o Legislativo pela criação da comissão especial para acompanhar o movimento pró-agronomia. "Enquanto cidadão cachoeirense, eu tenho orgulho de ter um poder Legislativo decente e que sempre esteve ao lado das causas comunitárias". Além disso, Mahfus elogiou a Câmara e agradeceu aos vereadores pela aprovação unânime do projeto de doação da área do patronato à Uergs.

De acordo com o professor, é antigo o propósito de oferecer à cidade o curso de Agronomia, tornando-se semelhante ao empenho dos cidadãos pela conquista do curso de Direito. Com essa carência, muitos estudantes optam por se deslocar até outros municípios. "Nós, enquanto pais, sabemos que muitos de nossos filhos vão para longe dos nossos olhos, para poder cursar a faculdade que lhes é desejada. E, principalmente, depois da tragédia da Kiss, nós sabemos o quanto sofremos".