Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Eluiza de Bem Vidal é homenageada pela Câmara de Vereadores

Eluiza de Bem Vidal é homenageada pela Câmara de Vereadores

O Legislativo de Cachoeira do Sul homenageou, na noite da última sexta-feira (23), o centenário da professora e artista plástica Eluiza de Bem Vidal, patrona do Atelier Livre Municipal.
Propositor da iniciativa, o vereador Jeremias Madeira (PSB), destacou a trajetória da artista, que ficou conhecida como Dama da Arte. "Eluiza de Bem vida nasceu em Caçapava do Sul em 6 de agosto de 1913, casou-se com um cachoeirense Fernando Vidal, com quem teve quatro filhos, e veio a falecer em 14 de fevereiro de 2001. Formada em Belas Artes, Eluiza foi professora de artes de escolas da rede municipal e da Escola Superior de Arte Santa Cecília. Foi, também, fundadora e diretora do Atelier Livre Municipal, que teve o início de suas atividades em um anexo da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul. Como artista, expôs suas obras por todo o Estado, tendo sido premiada diversas vezes. Na data de 8 de dezembro de 1992, tornou-se a patrona do Atelier Livre Municipal. Além de uma artista diferenciada, também realizou importantes trabalhos comunitários no Bairro Cristo Rei. Por isso tudo, Eluiza merece essa homenagem do Legislativo e de toda comunidade cachoeirense".
Representando a homenageada, Maria da Graça Vidal Smidt, filha de Eluiza de Bem Vidal, disse estar emocionada com a solenidade. "Em meu nome e de meus irmãos quero agradecer profundamente a honraria que é outorgada pela Câmara Municipal de Cachoeira do Sul, através do vereador Jeremias, em comemoração ao centenário da nossa mãe, Eluiza". A filha da patrona do Atelier Livre Municipal também lembrou alguns momentos da história da patrona do Atelier. "Ela marcou presença na nossa cidade, onde deixou uma herança, tanto na área artística, comunitária e social. O Atelier Livre Municipal, o segundo do Rio Grande do Sul, foi a concretização de seu sonho. Com sua grande sensibilidade e amor pelo povo, conseguiu formar cursos e oficinas de arte para adultos, crianças, ricos, pobres, estando aberto para todos aqueles que o procuravam. Além disso, também formou vários jovens como educadora que era".
O diretor do Atelier Livre Municipal, Vanius Rocha, falou sobre a instituição e destacou o trabalho que vem sendo realizado. "O Atelier oferece hoje diversos cursos como pintura em tela, cerâmica, escultura, tapeçaria, desenho, violão, violoncelo, violino, piano, teclado, técnica vocal e vários outros de curta duração. Em função de todas essas atividades, estamos considerando a mudança para um local ainda melhor e que esteja à altura da importância cultural e artística do Atelier. Temos, ainda, a meta de ampliar as bolsas para alunos não podem pagar, trabalhando numa proposta de auxiliar as pessoas mais carentes. Assim, estamos traçando o sonho de Dona Eluiza, que, além de artista, tinha uma vida atuante na comunidade, onde gostava de ajudar os necessitados da mesma forma que expor sua arte".
Presenças
Também participaram da solenidade o prefeito Neiron Viegas, a primeira dama de Cachoeira do Sul, Ângela Viegas; a Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa; a Diretora do Núcleo de Cultura, Lair Vidal; o presidente da Associação de Aposentados e Pensionista, Werner Bitelbrum; a presidente da Amicus (Associação de Amigos da Cultura de Cachoeira do Sul), Eliane Schuch; representantes do Arquivo Histórico, do Sindilojas e do Rotary Cachoeira do Sul, além dos vereadores Luis Paixão (PP), Marcelo Figueiró (PMDB), Frankini (PT), Homero Tatsch (PSDB), Daniel Tarasconi (PMDB), Augusto Cesar (PP), Julinho do Mercado (PP), Daniela Santos (PDT), Vinicius Cornelli (PT), Edson Richa (PP), Marcelinho da Empresa (PP), Valdocir Marques (PSB), Cleber Cardoso (PDT) e Luiz Zimmer (PSB).