Audiência na Câmara pede defesa do IPE Saúde

14/06/2023

A Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul realizou na terça-feira, 13, Audiência Pública em defesa do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde). A Audiência foi promovida pela Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agricultura, Pecuária, Interior e Meio Ambiente, a pedido da vereadora Telda Assis.

A primeira a falar, após a abertura, foi a Presidente Do Cpers – Sindicato, Helenir Aguiar Schürer. Helenir afirmou que as dívidas do Governo do Estado com o IPE cobririam a maior parte da dívida do Instituto, mas o projeto do Executivo Estadual – que muda as regras do sistema de saúde – retira dos servidores a verba para cobrir o rombo. “O governo está nos pedindo para que a gente assine um cheque em branco”, disse.

Conforme a Presidente do sindicato, o resultado pode ser uma debandada em massa e a superlotação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós não vamos ficar no IPE. Se passar esse projeto, nós vamos sair do IPE e nós não vamos para um plano de saúde. Nós não temos dinheiro para pagar um plano de saúde. Nós vamos todos para o SUS. E quando a gente fala em SUS, a gente tá falando em 1 milhão de usuários do IPE. A gente tá falando do problema que vai causar nos municípios.”

Os vereadores Paulão Trevisan, Azevedo da Susepe, Marcelo da Empresa e Alex da Farmácia defenderam a causa. Marcelo propôs uma moção de apoio ao IPE pela Câmara. Falaram ainda na tribuna o professor e ex-vereador Nei Sena e a professora Edith Bica.