Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Augusto Cesar vai à Assembleia buscar apoio para implantação de central do Samu

Augusto Cesar vai à Assembleia buscar apoio para implantação de central do Samu

Dando início às articulações para municipalizar o serviço de regulação do Samu, o vereador progressista Augusto Cesar (PP) vai se reunir com o deputado estadual Ernani Polo, seu colega de partido, a fim de definir uma estratégia para levar a ideia ao conhecimento da Secretaria Estadual de Saúde. Uma visita ao gabinete do deputado estadual cachoeirense Marlon Santos também está na pauta de Augusto Cesar.

O parlamentar pretende reunir o máximo de apoio político no Palácio Farroupilha e discutir ações que possam contribuir para a apresentação de um projeto consistente ao secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni. Augusto Cesar também vai pedir que Polo leve o pleito ao conhecimento do presidente da Assembleia gaúcha Pedro Westphalen, também colega de partido, para fortalecer a mobilização junto à pasta estadual da Saúde.

A ideia de implantar uma central regional de regulação do Samu em Cachoeira do Sul foi defendida pelo vereador, no final de janeiro, como forma de melhorar a qualidade dos serviços. "Atualmente, as ligações feitas em Cachoeira do Sul para o 192 caem em uma central de atendimento localizada na Capital, e isto tem provocado demora e, às vezes, falta de atendimento, como já foi relatado por muitos moradores da cidade", disse o parlamentar na tribuna.

Segundo ele, a descentralização do sistema - algo que já ocorre em outras cidades do Estado como Caxias do Sul, Bagé e Pelotas - deve reduzir esse tipo de ocorrência, além de qualificar os atendimentos de urgência em Cachoeira e região, diminuindo as críticas e a rejeição por parte da população. Na cidade de Santa Maria, por exemplo, projeto semelhante vem sendo debatido desde o ano passado.

INDICAÇÃO - No dia 21 de janeiro, foi apresentada indicação à secretária Municipal da Saúde, Marta Caminha, para que fossem tomadas providências neste sentido. Contudo, conforme o vereador Augusto Cesar, o desafio maior é tentar convencer o governo do Estado sobre a importância da medida.