Para relatar os trabalhos desenvolvidos pela Associação de Capoeira Preto Rico de Oxosse, o integrante e também professor da entidade, Alessandro Paulo Ribeiro, ocupou a Tribuna Popular da Sessão Plenária desta segunda-feira (29). Além de apresentar as atividades do grupo, o professor manifestou a importância da data comemorativa para toda a comunidade cachoeirense.
Segundo Alessandro, no ano de 2003 foi implantada a Lei que declara a Semana Municipal da Capoeira, dos dias 17 a 22 de abril. "Todos os praticantes desse esporte merecem comemorar a data, mas desde que a Lei foi instituída na cidade, nenhum evento festivo foi realizado", lamentou. O professor afirmou, ainda, que não busca apoio a grupos específicos, e sim, pede que o Poder Legislativo ampare todos os capoeiristas da cidade. "Pedimos apoio a esta Casa e a toda a comunidade, pois a capoeira é uma grandiosa matéria cultural, que há mais de 30 anos se tornou patrimônio histórico no Brasil".
Projetos
Através do Projeto Mais Educação, a Associação de Capoeira Preto Rico de Oxosse atua nas Escolas Municipais Dora Abreu, Liberato Salzano Vieira da Cunha e Dinah Néri, e nesse segundo semestre, outras três instituições também serão beneficiadas com a prática do esporte. O Projeto Acolher Mais Jovem, ação social que incentiva a realização de artes culturais voltadas para a comunidade, é desenvolvido na sede do Círculo Operário Cachoeirense, local que abriga os capoeiristas da cidade. "Ensinamos capoeira para que as crianças e os jovens utilizem o aprendizado no dia a dia e na comunidade em que vivem. Há muitos anos trabalhamos retirando as crianças das ruas e levando até elas uma melhor qualidade de vida", completou Alessandro.