...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Capoeiristas de Cachoeira do Sul pedem apoio às suas atividades na Tribuna Popular

Capoeiristas de Cachoeira do Sul pedem apoio às suas atividades na Tribuna Popular

 

Para relatar os trabalhos desenvolvidos pela Associação de Capoeira Preto Rico de Oxosse, o integrante e também professor da entidade, Alessandro Paulo Ribeiro, ocupou a Tribuna Popular da Sessão Plenária desta segunda-feira (29). Além de apresentar as atividades do grupo, o professor manifestou a importância da data comemorativa para toda a comunidade cachoeirense.

Segundo Alessandro, no ano de 2003 foi implantada a Lei que declara a Semana Municipal da Capoeira, dos dias 17 a 22 de abril. "Todos os praticantes desse esporte merecem comemorar a data, mas desde que a Lei foi instituída na cidade, nenhum evento festivo foi realizado", lamentou. O professor afirmou, ainda, que não busca apoio a grupos específicos, e sim, pede que o Poder Legislativo ampare todos os capoeiristas da cidade. "Pedimos apoio a esta Casa e a toda a comunidade, pois a capoeira é uma grandiosa matéria cultural, que há mais de 30 anos se tornou patrimônio histórico no Brasil".

Projetos

Através do Projeto Mais Educação, a Associação de Capoeira Preto Rico de Oxosse atua nas Escolas Municipais Dora Abreu, Liberato Salzano Vieira da Cunha e Dinah Néri, e nesse segundo semestre, outras três instituições também serão beneficiadas com a prática do esporte. O Projeto Acolher Mais Jovem, ação social que incentiva a realização de artes culturais voltadas para a comunidade, é desenvolvido na sede do Círculo Operário Cachoeirense, local que abriga os capoeiristas da cidade. "Ensinamos capoeira para que as crianças e os jovens utilizem o aprendizado no dia a dia e na comunidade em que vivem. Há muitos anos trabalhamos retirando as crianças das ruas e levando até elas uma melhor qualidade de vida", completou Alessandro.