Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Figueiró sugere que a prefeitura busque empresariado para recuperação da Pérgola

Na sessão da última segunda-feira (8), o vereador Marcelo Figueiró tratou da situação da Pérgola, importante monumento arquitetônico histórico e de relevante papel turístico para a cidade, mas que se encontra em estado de abandono e depredação, além das precárias condições de limpeza e conservação no entorno do mesmo. "Se fala em realizar uma pesquisa, o COMPHAC, para ver se quer manter o Pergolado, ou não. Eu respeito o COMPHAC, se tiver que se fazer uma pesquisa, que se faça, mas acho que este estudo é desnecessário. Tem que manter. A manutenção do Pergolado é importante, pois esse monumento faz parte da história da cidade".

Nesta linha de raciocínio, Figueiró diz que, mesmo ciente de que a prefeitura está tentando uma forma para que se levante o pergolado como ele era originalmente, deve-se buscar alternativas para a recuperação da praça e, em especial, daquele monumento. "Tentou-se um convênio com a CORSAN, que não deu certo. Acho que deveríamos envolver mais a comunidade neste processo. Em volta da Praça José Bonifácio não existe menos do que vinte empresários, que acabam convivendo com a praça, no estado que ela está. Na hora em que eles tiverem a praça organizada, arrumada, com o Bar América funcionando, acaba agregando valor às suas atividades. Então, a prefeitura tem que procurar estas pessoas, já que ela não tem condições de bancar a reforma da praça, no sentido de se tentar que elas auxiliem para que sejam feitas as reformas necessárias".

Figueiró alega, inclusive, que já foi procurado por alguns empresários cachoeirenses, que consideram importante que se faça um trabalho recuperação daquele monumento e que se declararam parceiros para quaisquer ações que se venha a tomar, visando esta recuperação. Neste sentido, o vereador fez uma indicação à prefeitura para que se busquem parcerias junto às empresas de nossa cidade, no sentido de viabilizar obras de restauração e manutenção da Pérgola da Praça José Bonifácio.