Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Homero defende frente parlamentar em prol do cooperativismo

Homero defende frente parlamentar em prol do cooperativismo

O vereador Homero Tatsch (PSDB) participou, na última quinta-feira (4), em Porto Alegre, do enceramento do ciclo de Seminários das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (Frencoops). No encontro, o Presidente do sistema Ocergs-Sescoop, Vergilio Perius, defendeu a importância do apoio das frentes parlamentares e da gestão de políticas públicas para a concretização dos objetivos do sistema cooperativo. "As Frentes Parlamentares são importantes, pois agregam diferentes siglas partidárias em torno de uma única causa", disse Perius.

Os presidentes da UVERGS (União dos Vereadores do Rio Grande do Sul ) Silomar Garcia e da UVB (União dos Vereadores do Brasil), Gilson Conzzati, também se uniram em prol das Frencoops e ressaltaram o trabalho em grupo dentro das Câmaras de Vereadores como meio de levar ferramentas políticas ao cooperativismo local, facilitando a atuação junto à comunidade.

Homero, que já havia participado do Seminário das Frencoops em São Sepé, no último mês, defende a instalação de uma frente parlamentar em prol do sistema no Legislativo de Cachoeira do Sul. "Queremos potencializar o cooperativismo no nosso município", destacou. "Estamos somente aguardando a Câmara de Vereadores alterar o seu Regimento Interno, incluindo a constituição de frentes", acrescentou.

Seminários

O Seminário das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo é promovido pela Uvergs e pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. De março a julho deste ano, cinco municípios receberam o ciclo de palestras: Não-Me-Toque, Santa Rosa, São Sepé, Farroupilha e Porto Alegre.

O que é a Frencoop

A Frencoop, em conjunto com o Sistema Cooperativista, tem como objetivos principais promover o desenvolvimento sustentável pela cooperação e seguir os princípios gerais do cooperativismo: democracia, justiça social, cidadania, ética, solidariedade, autonomia, preservação ambiental, qualidade e produtividade, profissionalismo e credibilidade; apoiar e participar das ações cooperativas na comunidade, promovendo a integração das entidades que visam o desenvolvimento e o fortalecimento do cooperativismo e associativismo no município; aperfeiçoar e complementar a legislação que envolve matéria de interesse do Cooperativismo Municipal, apoiando e agilizando projetos que visem o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo no município; fiscalizar os atos do Poder Executivo que dizem respeito ao cooperativismo, discutindo, acompanhando e sugerindo medidas que permitam o desenvolvimento do Cooperativismo Municipal; e apoiar a integração entre cooperativas e entidades comunitárias relacionadas ao Cooperativismo.