Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Tribuna Popular: Diretora da Escola Baltazar de Bem pede recursos para a banda marcial

A Tribuna Popular da Sessão da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (8), foi ocupada pela diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Baltazar de Bem, Amália Regina Dorneles Rodrigues. Em seu pronunciamento, Amália destacou a banda marcial da instituição, que conta com 29 anos de história e mais de 50 integrantes. "O grupo aceita o ingresso de alunos a partir dos 10 anos de idade e leva dezenas de jovens à escola no turno inverso de suas aulas", informou.

Segundo a diretora, a banda, que envolve moradores dos Bairros Marina, Quinta da Boa Vista, Promorar, Funcap, Habitar Brasil e Oliveira, recebe apoio, principalmente dos pais dos integrantes. "Esse é um fator que nos alegra muito. Os pais sentem orgulho em verem seus filhos tocarem em uma banda que a maioria deles já pertenceu", afirmou Amália.

Apoio para a banda marcial

No entanto, a diretora ressaltou alguns aspectos que dificultam o desenvolvimento de coreografias e apresentações. De acordo com Amália, os instrumentos nunca foram renovados e apenas obtiveram consertos ao longo das quase três décadas. Além disso, há 11 anos o fardamento dos integrantes é o mesmo. "Desse tempo pra cá, recebemos algumas doações. Mas precisamos mais do que tecidos e acessórios, queremos recursos para que possamos confeccionar os nossos uniformes", explica a diretora.

Outro empecilho encontrado pela banda é a falta de estrutura na escola. "Precisamos da construção de uma sala ampla, pois a disponibilizada atualmente para armazenamento de materiais e fardamentos é pequena e não contém armários e vestiários. Quando ensaiamos, atrapalhamos a concentração e o aprendizado dos alunos das salas de aula mais próximas", conta. Segundo a diretora, a banda também se depara com a necessidade de um transporte exclusivo para a participação em eventos intermunicipais. "Já recusamos vários convites de festivais por não termos como nos locomover. Isso acaba barrando os nossos sonhos e ideais", lamenta a diretora.

Banda Marcial

A Banda Marcial Baltazar de Bem participa de eventos como Feiras do Livro, Desfile Estudantil e eventos cívicos em Cachoeira do Sul. O objetivo da Banda é estimular a musicalidade e desenvolver habilidades com instrumentos de sopro e instrumentos de percussão.