Cidadã Honorária: Câmara homenageia Professora Lourdes

A Câmara de Vereadores irá realizar nesta terça-feira (22), às 20 horas, sessão solene para entrega de Título Honorífico de Cidadã Honorária à umbandista Dileta de Lourdes Xavier. Conhecida em Cachoeira do Sul como Professora Lourdes, é natural de Restinga Seca e reside no município há 32 anos. “Uma pessoa que fez a diferença na vida de milhares de cachoeirenses”, destacou o vereador Luis Paixão (PP), propositor da homenagem.

Atuação

Professora Lourdes é presidenta da Federação Espírita de Umbanda e Culto Afro-brasileiro há 15 anos. Durante esse período, proibiu todo e qualquer despacho no perímetro urbano e regulamentou o horário para toques de tambor. Também realizou cursos de qualificação de tamboreiros, qualificando profissionais para tocar em sessões promovidas pelas casas de religião, festas e eventos. Além disso, também promoveu por vários anos a procissão de Iemanjá, contando com a participação de milhares de pessoas.

Apresenta o programa “A Hora Umbandista” na Rádio Cachoeira há 13 anos, através do qual atende gratuitamente centena de pessoas. Possui três centros de atendimento, onde recebe cerca de 480 pessoas mensalmente. Em seus centros faz campanhas de agasalhos, alimentos e até utensílios do lar para pessoas que perderam seus bens em incêndio ou enchentes.