Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Vereador Marcelo Figueiró quer Gás Natural Veicular - GNV em Cachoeira

Vereador Marcelo Figueiró quer Gás Natural Veicular - GNV em Cachoeira

Sempre preocupado  que o município tenha agilidade em buscar inovações que beneficiem a vida da população, o vereador Marcelo Figueiró está pressionando as empresas que distribuem o Gás Natural Veicular – GNV, para que estudem a possibilidade do produto ser colocado a disposição também em Cachoeira do Sul. Para Figueiró a comercialização do GNV aplacaria as dificuldades da população com o preço dos combustíveis e facilitaria, principalmente, o cotidiano dos que tem o transporte como meio de subsistência.

Medido em metro cúbico, o GNV é vendido por R$ 2,44 o metro. Cada metro permite o deslocamento de veículos por entre 10 e 15 km. Portanto, um tanque de 18 m fornece autonomia de 180 a 270 km para o veículo. Conforme o Vereador o GNV está a disposição em mais de 30 cidades no Estado. A grande maioria é atendida por três gasodutos, mas em cidades como Pântano Grande, Santa Cruz do Sul e Santa Maria os postos são abastecidos através do transporte rodoviário. “É difícil entender que ao leste o GNV seja fornecido em Santa Cruz do Sul e Pântano, e a oeste em Santa Maria e simplesmente ‘pule’ Cachoeira do Sul. Somos uma cidade com mais 80 mil habitantes, com uma frota de 80 táxis, 100 freteiros e centenas de utilitários. É um grande público que poderia ser consumidor do GNV e está sendo ignorado”.

Para buscar que Cachoeira entre na rota do GNV o vereador Figueiró entrou em contato com a direção do Grupo Charrua que distribui o combustível no Estado juntamente com a BR-Distribuidora. Na empresa, a assessoria de Figueiró obteve informações com o Gestor Industrial, Raimundo Monteiro e com o Diretor Executivo, Paulo Merk. Ambos orientaram que seria importante a organização de um levantamento do público consumidor na cidade e uma reunião com todos atores da cadeia do transporte para que seja possível estudar a possibilidade de implantação desta modalidade de combustível. Os técnicos também levaram ao conhecimento de Figueiró a existência de um programa da Estatal Sulgás onde Taxistas que instalam o ‘Kit’ para GNV ganham crédito de R$ 2 mil neste combustível para ser consumido em até dois anos.

Agora o Vereador Marcelo Figueiró pretende visitar as empresas fornecedoras de GNV para buscar mais informações sobre as necessidades para sua comercialização. Figueiró também pretende combinar a vinda de técnicos do Grupo Charrua para Cachoeira visando realizar reunião com nossa cadeia de transportadores para debater a possibilidade de comercialização do produto na cidade.