Realizada reunião para definir instalação da Câmara Estudantil 2023

17/10/2023

William Barreto

Na última quarta-feira, 11, nove dos quinze alunos que vão compor a Câmara Estudantil deste ano se reuniram com a Direção da Câmara de Vereadores para definirem as datas de realização do Projeto Câmara Estudantil.

A Câmara Estudantil Cachoeirense é composta por quinze estudantes de escolas do município. Cada aluno que participar do projeto será orientado por um dos vereadores em atividade na Câmara, sendo que este disponibilizará sua assessoria parlamentar no desenvolvimento dos trabalhos dos jovens.

A Câmara Estudantil tem como objetivo principal fomentar o interesse e o conhecimento dos jovens sobre o trabalho parlamentar, através de algumas etapas do processo Legislativo, em especial nas sessões plenárias, despertando a consciência de cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade.

Como vereadores estudantis, eles participam de três sessões plenárias, sendo a primeira Sessão de Posse e eleição da Mesa Diretora e as outras duas são Sessões Ordinárias. Nestas, os vereadores estudantis apresentam Projetos de Lei, requerimentos, indicações e pedidos de informação, assim como fazem os vereadores eleitos pela sociedade.

Os projetos e demais proposições são votados pelos alunos e encaminhados à Mesa Diretora da Câmara, podendo inclusive ser encaminhados para a votação dos vereadores oficiais e transformados em Leis para Cachoeira do Sul.

*estagiário sob supervisão do jornalista Matheus Pessel