Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Vereador Marcelinho busca inclusão de Cachoeira do Sul no Programa Saúde na Escola

Tendo em vista a importância de promover atividades que incentivem as crianças e os adolescentes de Cachoeira do Sul a cuidar da saúde, o vereador Marcelinho da Empresa (PP) apresentou, na Sessão Plenária desta segunda-feira (18), um pedido de informações ao Executivo questionando quanto à avaliação do município ingressar no Programa Saúde na Escola. "É um projeto muito interessante que certamente irá beneficiar nossos jovens", defendeu Marcelinho.

O Programa, desenvolvido pelos ministérios da Saúde e da Educação, tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações que visam prevenir problemas relacionados à saúde. "No momento em que as políticas de saúde e educação se integram dentro do espaço escolar, temos um desenvolvimento mais completo das crianças e dos adolescentes tanto na questão da saúde, quanto do desempenho do estudante, pois sabemos que as questões que comprometem a saúde podem afetar o aprendizado", disse o parlamentar.

A partir do Programa, os profissionais de saúde fazem acompanhamento das crianças durante todo o ano letivo. Entre as atividades promovidas, estão a instrução de como escovar os dentes de forma correta, os exames de acuidade visual, que identificam a necessidade de óculos, de obesidade e de pressão alta, entre outros. Além disso, em sala de aula, as crianças e adolescentes recebem orientações sobre uma alimentação mais saudável. "Dessa forma, o estudante leva também para casa o que aprendeu na escola, beneficiando toda a família", destacou Marcelinho.