Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Sessão Solene lembra Dia da Consciência Negra

Sessão Solene lembra Dia da Consciência Negra

A Câmara de Vereadores irá realizar, na próxima terça-feira (26), sessão solene para celebrar o Dia da Consciência Negra em Cachoeira do Sul. Na cerimônia, serão homenageados os ativistas negros Jane Maria Borges Machado, funcionária pública municipal, e Clênio da Rosa, ex-vereador. “Essa solicitação surgiu da COMPPPIR, nossa Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, que promoveu um amplo debate para chegar à escolha dos agraciados”, disse o vereador Vinicius Cornelli (PT), autor do requerimento com as indicações.

A solenidade, que será promovida no Pálácio João Neves da Fontoura, sede do Legislativo Municipal, terá início às 20hs e será aberta ao público.

Homenageados

Clenio da Rosa nasceu no dia 3 de maio de 1951. Elegeu-se Vereador em 1992, tendo anteriormente assumido diversas vezes como suplente de seu partido. Reeleito em 1996, cumpre o seu segundo mandato como titular de sua cadeira. É autor de diversas propostas em prol da comunidade negra, como a Lei que Institui a Semana da Consciência Negra em Cachoeira do Sul e a que inclui os Estudos da cultura Negra no currículo das Escolas Municipais.

Jane Maria Borges Machado nasceu em 3 de abril de 1955. Aos 12 anos de idade começou a trabalhar como empregada doméstica. Em 1975, quando completou 20 anos de idade teve sua carteira de trabalho assinada. Em 1987 ingressou como Funcionária Pública Municipal. No mesmo ano, adotou suas duas filhas Tatiane e Cátia, fato que gerou espanto na comunidade, pois se questionava como uma pessoa negra poderia adotar duas filhas loiras, diante do risco da mãe adotiva não ser aceita pelas filhas. Sempre foi envolvida em diversos trabalhos sociais, possibilitando o batizado de várias crianças filhas de mães solteiras e pais que não eram casados no religioso em uma época em que havia algumas restrições por parte da Igreja católica, organizando o casamento coletivo para casais que não tinham condições financeiras.