...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Em Sessão Solene, Legislativo homenageia os 35 anos da Rádio Fandango

Em Sessão Solene, Legislativo homenageia os 35 anos da Rádio Fandango

 

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira (27), Sessão Solene em homenagem aos 35 anos da Rádio Fandango AM 1260, emissora líder do Sistema Fandango de Comunicação. A solenidade foi proposta pelo vereador Cleber Cardoso (PDT).
No início da cerimônia, o promotor de Justiça, João Ricardo Tavares, realizou a entrega da placa comemorativa à data ao diretor da Rádio Fandango, Pedro Ricardo Hipp Germano. "Meu profundo agradecimento a esta Casa pela distinção que hoje outorga. Dedico essa homenagem a todos os nossos colaboradores que fazem da nossa querida Rádio a líder de audiência em nossa região. Com muito orgulho e imensa honra, a placa alusiva a esta homenagem, a partir de amanhã, estará exposta na direção da Rádio Fandango para que todos possam ver o reconhecimento que nos foi prestado por esse Parlamento", agradeceu o diretor.
Em seu pronunciamento, Pedro Germano ressaltou o papel que a Fandango exerce na comunidade cachoeirense. "A longa trajetória de existência da Fandango é empolgante. São 35 anos contando a vida da região, do Estado, do Brasil e do mundo. Edgar Roquette-Pinto, pai da radiodifusão no Brasil, disse uma vez que a rádio é o jornal de quem não sabe ou não pode ler. Nós da Fandango, assim como todo Sistema Fandango de Comunicação, temos a absoluta consciência disso e sabemos que operamos com o mais democrático meio de comunicação. Por isso, produzimos nosso jornalismo dentro da estrita responsabilidade de levar a melhor e mais completa informação aos nossos ouvintes. Nunca é demais lembrar que isso só é possível com a absoluta liberdade de imprensa. Esse valor para nós é absoluto e o defenderemos sempre".
O diretor da Rádio destacou, ainda, as inovações que o Sistema está implantando ao longo de sua trajetória. "A história do rádio do Brasil tem 90 anos, dos quais fazemos parte três décadas e meia. Nesse período, conquistamos a liderança de audiência, o que nos impõe o compromisso de estarmos sempre nos renovando e principalmente inovando. Exemplo disso é a recente mudança que fizemos em toda Sistema, que passou a operar, desde março do ano passado, em prédio moderno na chamada ‘esquina da comunicação', com tecnologia de ponta, integrando nossos veículos e colaboradores em um único espaço para levarmos a todos a notícia exata na hora de acontecimento dos fatos".
Emocionado, o vereador Augusto Cesar (PP), radialista que comanda o programa "A Tarde é um Show" da emissora, agradeceu ao diretor por todo apoio que recebe diariamente em seu trabalho e lembrou-se de seu pai que também foi colaborador da rádio. "Agradeço ao Pedro pelo meu pai, por minha família e por todas as famílias dos meus colegas de trabalho. Depois de toda essa caminhada, se estou falando aqui nessa tribuna hoje, devo em grande parte à Radio Fandango", disse.
O autor da proposição da Sessão Solene, vereador Cleber Cardoso, falou sobre o destaque da Fandango na região e suas inovações. "Em um local privilegiado associado a equipamentos de alta tecnologia a Rádio Fandango cobre vários municípios do Centro do Estado. Com seu pioneirismo, traz novidades constantes ao rádio, como a transmissão via internet, levando informações de Cachoeira a qualquer lugar do mundo".
Cleber também destacou a qualidade da programação da Fandango AM e do trabalho realizado por seus colaboradores. "Ao iniciar a manhã com o programa ‘Cidade Aberta', com Airton Lima, a emissora se encarrega de informar os trabalhadores que estão se preparando para sair de casa sobre as primeiras notícias do dia. Com o ‘Rádio Repórter', apresentado por Carlos Simonetti, a Rádio recebe literalmente a participação maciça da comunidade, que vê a sua voz tomar força e repercutir nos quatro cantos da nossa Cachoeira e região. Ao meio-dia temos o programa da Emater, logo em seguida temos as ‘Comunicações do Dia' apresentado por Marcos Leal e Nilton Silveira. Às 13 horas, Dalcira de Oliveria chega com muita informação e entrevistas. Logo em seguida, quem entra é nosso colega e amigo Augusto Cesar com ‘A Tarde é um Show'. Mais tarde, como resumo do dia e sempre com pautas importantes, Dalcira volta com Fandango Notícia. No esporte, quem entende tudo é a turma de ‘Show de Bola' e do ‘Falando em Esporte', apresentado por Edilon Cardoso, Alexandre Pindéco e Vinícius Nunes. No sábado, o dia começa alegre através do festival de bandinhas com Ilvo Radiske, depois com o programa ‘Fandango Mulher', João Ferreira destaca a importância daquela que é fundamental em nossas vidas e com belas entrevistas nos mostra a competência da mulher cachoeirense. Também tem o ‘Fandango Folia', com Cris Rodrigues. E o nosso Domingo inicia com o Ilvo novamente. Enquanto preparamos o churrasco, ouvimos o ‘Chapéu de Palha' com Simonetti. Com o ‘Domingo Alegre', apresentado por Edilon Cardoso preparamos o coração para acompanharmos o nosso time através da ‘Jornada Esportiva'. E, por fim, digo aqui também alguns nomes que na técnica fazem toda diferença: Rui Schumacher, Marcos Azambuja, Cristiane Rodrigues e Edilon Cardoso. A qualidade incomparável dessa Rádio é, sem dúvida, resultado do trabalho conjunto dessa grande equipe".
Presenças
Também prestigiaram a solenidade o prefeito Neiron Viegas, o gerente executivo do SindiRádio (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul), Marcos dos Santos Praia; o promotor de Justiça, João Ricardo Tavares; o bispo de Cachoeira do Sul, Dom Remídio Bohn; o diretor da Ulbra/Cachoeira do Sul, Rogério Brandt; o comandante do Corpo de Bombeiros de Cachoeira do Sul, Éderson Fioravante da Silva Lunardi; o presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas, Werner Bitelbrum; representantes do 13º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) e do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, além dos vereadores Marcelo Figueiró (PMDB), Frankini (PT), Luis Paixão (PP), Vinicius Cornelli (PT), Edson Richa (PP), Julinho do Mercado (PP), Marcelinho da Empresa (PP), Homero Tatsch (PSDB), Daniel Tarasconi (PMDB), Daniela Santos (PDT), Luiz Zimmer (PSB), Valdocir Marques (PSB) e Jeremias Madeira (PSB).