Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Conselho Municipal de Saúde pede apoio dos vereadores para qualificar sistema de saúde de Cachoeira

Com o objetivo de expor as dificuldades encontradas pelo Conselho Municipal de Saúde, o presidente Luis Aníbal Machado utilizou a Tribuna Popular da Sessão Plenária desta segunda-feira (24). Na oportunidade, o representante apresentou os projetos do Conselho e pediu apoio dos vereadores em relação ao sistema de saúde de Cachoeira do Sul.

Capacitação

De acordo com Aníbal, o Conselho passará a realizar reuniões mensais para discutir o que deve ser melhorado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e no Hospital de Caridade e Beneficência. "Precisamos da instalação de uma equipe técnica nesses locais", afirmou o presidente. Luis Aníbal também sugeriu a reestruturação e a coordenação das comissões do Conselho, para que os profissionais de saúde da região sejam melhor capacitados.

Relatórios

Aníbal ainda destacou a importância de obter relatórios de atendimento do Plantão 24h do SUS, bem como informações sobre os tipos de exames realizados. "Queremos saber como as pessoas estão sendo tratadas e no que é preciso melhorar", ressaltou.

Deslocamento

O presidente se manifestou, também, em relação à situação dos pacientes que procuram atendimento em outras cidades e não apresentam condições financeiras para custear o deslocamento e nem mesmo as despesas de um acompanhante. "Está na legislação do SUS, é preciso dar condições às pessoas que viajam em busca de tratamento, já que Cachoeira não está atendendo as necessidades da população", criticou Aníbal.