Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Vereador defende descentralização da central de atendimentos do Samu

Vereador defende descentralização da central de atendimentos do Samu

O vereador Augusto Cesar (PP) apresentou indicação à Secretaria Municipal da Saúde para que sejam adotadas as providências cabíveis em prol da descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a cidade de Cachoeira do Sul. Atualmente, todas as chamadas para o Samu que são realizadas em Cachoeira do Sul caem em uma central de atendimento localizada na Capital Gaúcha, a qual é responsável por atender a 247 municípios gaúchos. Isto representa o atendimento de cerca de 8 milhões de pessoas por apenas cinco centrais reguladoras.

Durante seu discurso na tribuna, na última segunda-feira (21), ele mencionou que tem recebido queixas constantes dos usuários que precisaram utilizar o serviço de atendimento de urgências devido à demora e à complexidade no sistema de triagem. O parlamentar contou que, em duas ocasiões, ele próprio enfrentou sérias dificuldades para acionar o Samu quando precisou prestar socorro a um colega de serviço.

Augusto Cesar chamou a atenção para o fato de que a centralização do serviço de regulação tem gerado problemas como demora ou falta de atendimento em muitas cidades gaúchas, não apenas em Cachoeira do Sul. "Na Assembleia Legislativa vários parlamentares têm abordado o tema da descentralização da central telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) sugerindo a criação de centrais telefônicas pelo interior do Estado", referiu.

A descentralização do sistema, como ocorre em outras cidades do Estado como Caxias do Sul, Bagé, Pelotas e Porto Alegre reduziria esse tipo de ocorrência, além de qualificar o serviço prestado pelo Samu, opinou Augusto Cesar. Ele citou, ainda, episódios aos quais se atribui a morte de oito pessoas apenas em Santa Maria por problemas no atendimento telefônico, o que gerou uma grande mobilização da sociedade e dos políticos santamarienses.

AGILIDADE - Para o vereador progressista, a exemplo de Santa Maria, a cidade de Cachoeira do Sul pela sua localização teria capacidade de sediar uma central regional de atendimento abrangendo outros municípios da região. "Se há uma tendência quanto à descentralização dos serviços de saúde, temos de aproveitar e colocar Cachoeira na frente deste processo. Estou cansado de ver as pessoas reclamando que perdemos órgãos e serviços para Santa Maria ou Santa Cruz, precisamos ser ágeis", disse o parlamentar.

MÉDICO
 - Outro problema apontado por Augusto Cesar é o fato de que a UTI móvel do Samu está sem médico há mais de seis meses, e se o problema não for solucionado, em breve, Cachoeira corre o risco de perder o equipamento. As ambulâncias de Suporte Avançado devem operar com médico, enfermeiro e motorista disponíveis 24h por dia. Elas são equipadas com incubadora, aspirador cirúrgico, respirador, monitor, oxímetro, bomba de infusão para seringas e material para imobilização. O custo total mensal da ambulância, apenas para a contratação dos profissionais é de R$ 100 mil, com uma contrapartida do Estado de R$ 32,3 mil e de R$ 27, 5 mil da União.