Na Tribuna Popular, Rotary Club Integração pede apoio ao projeto Vovó Rotária 2013

A representante do Rotary Club Integração, Marli Schneider, esteve na Sessão Plenária desta segunda-feira (16) para expor os três maiores projetos desenvolvidos pela entidade. Na Tribuna Popular, Marli primeiramente apresentou dois programas, o Rodas da Vida, referente ao empréstimo em comodato de cadeiras de rodas para deficientes físicos, e Jovens Embaixadores, através do qual são realizados intercâmbios internacionais. Por fim, a representante solicitou subvenção social para dar continuidade ao terceiro projeto, a 5ª edição do projeto Vovó Rotária.
Conforme Marli, o objetivo do programa é inserir as mulheres avós nos projetos sociais desenvolvidos pelo Rotary Club, que abrange o município de Cachoeira do Sul e região. "Visamos valorizar a experiência de vida como mãe e avó, integrar as atividades urbanas e rurais em suas vidas, estimular o convívio coletivo, envolver as senhoras participantes com as entidades representadas e reforçar o laço entre as gerações da sociedade", argumentou. A edição do Vovó Rotária 2013 será realizada dia 19 de outubro, na Sociedade União Cachoeirense.
Como participar
Apenas dois critérios devem ser estabelecidos para participar do projeto. A candidata deve, obrigatoriamente, ser avó e não ter relação de parentesco de 1º ou 2º grau com algum integrante rotariano. "A participante deve preencher uma ficha de inscrição, vender votos e camisetas personalizadas, arrecadar alimentos e fraldas geriátricas. Cada unidade recolhida equivale a um voto", esclareceu.
Entidades participantes
De acordo com a representante do Rotary, 50% do valor líquido arrecadado pelas participantes do Vovó Rotária, é distribuído à entidade representada pela candidata, proporcional à sua venda de votos e camisetas. A entidade da vencedora receberá um adicional de 10% do valor. Os recursos arrecadados também beneficiam projetos humanitários da fundação rotária, entidades filantrópicas participantes do projeto, e 5% do valor será utilizado para a realização do próximo evento.
Doações
No ano passado, foram distribuídos R$ 5.593 mil para as 13 entidades representadas pelas candidatas ao título de Vovó Rotária. Além disso, foram arrecadados 1.721 quilos de alimentos e 1.905 mil fraldas geriátricas. O total de doações em utensílios, aparelhos domésticos e cestas básicas aos grupos de idosos, creches e casas de repouso do município foi de R$ 14.514 mil.