Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Agronomia em Cachoeira: Chefe de gabinete do governador promete apoio do Estado

Agronomia em Cachoeira: Chefe de gabinete do governador promete apoio do Estado

O chefe de gabinete do governador, Ricardo Zamora, recebeu, nesta segunda-feira (1º), a Comissão Especial Pró-Agronomia para tratar a vinda do Curso de Agronomia para a unidade Uergs/Cachoeira. O encontro que ocorreu no Palácio Piratini, às 11h, também contou com a presença do professor Júlio Mahfuz, do secretário Municipal de Planejamento, Eliseu Machado, e do diretor técnico da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Luciano Andreatta Carvalho da Costa, além dos vereadores Vinícius Cornelli (PT) e Augusto Cesar (PP), respectivamente, presidente e vice da Comissão Especial da Câmara, também acompanhou a reunião o vereador Marcelo Figueiró.

Zamora mudou o discurso e demonstrou querer inteirar-se mais sobre o projeto. Depois de ouvir os argumentos apresentados pela comitiva cachoeirense - endossados por Andreatta - ele garantiu que, nos últimos dias, o governo já se reuniu duas vezes com o reitor da Uergs, Fernando Guaragna, e que a posição de Tarso é favorável ao pleito.

Entre os argumentos apresentados, Mahfuz demonstrou que há interesse das cidades vizinhas e que toda a região será beneficiada, pois não existe outro curso de formação de engenheiros agrônomos nas proximidades.

O vereador Cornelli explicou a Zamora que o projeto cachoeirense é bem mais consistente que os de Vacaria e de Três Passos. Além disso, também comentou sobre o histórico de mobilizações da comunidade cachoeirense até a conquista da unidade regional.

Vídeo

Augusto Cesar relembrou do vídeo de campanha do atual prefeito Neiron em que o governador Tarso prometeu a vinda do curso para Cachoeira do Sul e que a proposta de Cachoeira foi aprovada sem restrições pelo Conepe, inclusive com parecer favorável da Secretaria Estadual do Planejamento. "Nosso projeto foi considerado um modelo a ser seguido na Uergs, temos a área, as emenda e tudo, enquanto que os outros chegaram lá só com um ofício de intenções. Também apoiamos as outras cidades, mas nosso caso não pode ser analisado no mesmo patamar que o deles", frisou o parlamentar.