Figueiró quer que comunidade decida destino do Bar América

Na última segunda-feira (25), o Vereador Marcelo Figueiró (PMDB) utilizou seu tempo na tribuna para tratar da devolução do prédio do antigo Bar América pela Brigada Militar para Prefeitura. Conforme o parlamentar, a entrega representa mais do que o simples repasse de um imóvel ao executivo: "Este ato versa diretamente sobre a recuperação da Praça José Bonifácio".

Para Figueiró, a recuperação da área do Bar América é fundamental e deve representar um marco de melhorias que devem ser feitas na principal Praça da Cidade. "A reurbanização do centro de Porto Alegre teve seu início marcado pela restauração do Chalé Histórico da Praça XV, que foi entregue à iniciativa privada e hoje é um dos principais centros gastronômicos e de reuniões sociais da capital. Para nossa Praça José Bonifácio, certamente este marco de recuperação deverá ser o nosso Bar América".

No entanto, o vereador se disse surpreso pela forma como o prefeito Neiron Viegas pretende utilizar o prédio.  Conforme manifestado na imprensa, o imóvel receberia um centro cultural multiétnico. "Sou plenamente favorável ao incentivo à cultura. Porém, neste caso, não sei se o Bar América é o local ideal para instalação do Centro. Primeiro, porque em frente ao Bar já temos a Casa de Cultura, que abrigaria muito bem as exposições multiétnicas; segundo, porque, se o local for mantido pela prefeitura, dificilmente a administração terá condições de recuperar o prédio e dar a manutenção necessária para sua utilização, fato que se comprova pela própria sede original do administrativo, hoje em ruína; terceiro, por que desvia aquela área de sua função inicial, que é a de promover o lazer e a confraternização entre cachoeirenses".

Licitação do prédio

Conforme o vereador, uma das soluções que o Executivo precisa analisar é a licitação do prédio, para que seja feito um espaço de convivência a ser mantido pela iniciativa privada. "Poder-se-ia colocar o prédio à disposição da iniciativa privada, para utilizá-lo como era inicialmente. Ao empresário que vencesse a licitação para ocupação da área, seria repassada a obrigação de restauração do prédio e sua manutenção". Figueiró salienta que, visando este objetivo, já percorre na internet movimento levantado pelo articulista Julio Mahfus que conta com apoio de diversos exponenciais da cultura cachoeirense. Na rede social Facebook, a campanha já conta com mais de 280 compartilhamentos.

Pedido de indicação

Neste sentido, o vereador Figueiró fez um pedido de indicação à prefeitura municipal, pedindo que, antes de tomar qualquer decisão sobre o que fazer com o Bar América, realize reunião com as organizações representativas do empresariado local, com representantes da área cultural e com representantes dos vizinhos e usuários da praça, para decidir o que será feito com o prédio. "O local pode ser utilizado para o Centro Multiétnico ou para um Centro de Convivência, mas, para isto, é importante que a decisão seja coletiva. Quanto mais pessoas participarem desta discussão, mais se aproximará a definição do destino do prédio aos anseios da sociedade", finaliza o vereador.