Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Tarasconi quer sinaleiras com temporizador

Tarasconi quer sinaleiras com temporizador

O vereador Daniel Tarasconi (PMDB) está comemorando o anúncio de quatro novas sinaleiras, feito recentemente pelo Executivo. Duas delas foram solicitadas através de indicações do parlamentar apresentadas na sessão da Câmara do dia três de junho deste ano. Os equipamentos que Tarasconi pediu que fossem instalados na Avenida Brasil nos cruzamentos com as ruas Leopoldo Souza e Ricardo Schaurich devem ser adquiridos ainda este ano. Agora, Tarasconi está solicitando ao prefeito Neiron Viegas que as mesmas sejam equipadas com temporizador, que mostra aos motoristas e pedestres a contagem regressiva do tempo até a sinaleira mudar de cor.
Vantagens
A tecnologia, já disponível em municípios como Cachoeirinha, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Lajeado traz mais segurança ao trânsito. Tanto é que, em Cachoeirinha, na região metropolitana, dois anos após a instalação das sinaleiras inteligentes o índice de atropelamentos reduziu em 83%, de acordo com dados da Secretaria de Trânsito e Transporte daquele município. Para alertar condutores e pedestres sobre o tempo disponível para esperar ou cruzar o sinal, uma placa anexada ao lado do semáforo apresenta os números em contagem regressiva, mostrando os segundos que restam para que a cor mude. Em outro formato, um tracejado de lâmpadas vai se apagando até mudar a cor. Ambas as formas permitem a visualização do tempo do semáforo. "É um investimento que vale a pena para preservar a vida, reduzindo o número de acidentes, como atropelamentos e choque entre veículos", afirma Tarasconi. Além destes pontos da cidade, onde as sinaleiras serão instaladas por sugestão do peemedebista, também dever ser instaladas sinaleiras nos cruzamentos da Rua Pinheiro Machado com a Juvêncio Soares, no Centro, e na Alarico Ribeiro com Aparício Borges, na Zona Norte.