Câmara aprova PL que institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose

Foi aprovado, na Sessão Plenária desta segunda-feira (12), o PL 51/2013, de autoria do vereador Luis Paixão (PP), que institui a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Verminose, que deverá ser realizada na primeira semana de abril de cada ano. "A ocorrência da verminose é muito comum, atingindo todas as pessoas, adultas e crianças, tanto na cidade como no campo. Como consequência, trazem graves danos à saúde, sendo às vezes até fatal", disse o parlamentar, que também atua na área de saúde, completando: "É a doença que afeta o maior número de pessoas em todo o mundo. No Brasil, chega a atingir cerca de 90% da população, em todos os níveis sociais e, apesar destes índices alarmantes, é, ao mesmo tempo, a enfermidade menos diagnosticada, devido à falta de informações".

De acordo com o PL, a Semana buscará promover a conscientização e orientar com regras básicas para evitar a contaminação através de cuidados de higiene domiciliar e pessoal, viabilizar de integração de órgãos e entidades em ações conjuntas, realizar trabalhos junto à comunidade com os voluntários de instituições de nível superior, requisitar exames clínicos, através dos médicos integrantes do Ministério da Saúde, e distribuir vermífugos gratuitamente, mediante indicação médica. "Pode-se reduzir sensivelmente os índices de infestações através de medidas preventivas e curativas que dependem do poder púbico, como o saneamento básico, controle da água consumida pela população, inspeções em lixões e cozinhas na rede de restaurantes, assistência em postos de saúde, além de distribuição de medicamentos e muitas outras medidas que sabemos já serem realizadas de forma eficiente pela Vigilância Sanitária de alguns estados", apresentou o vereador.