Vereador Frankini está preocupado com descarte indevido de materiais eletrônicos.

Após presenciar algumas cenas de equipamentos eletrônicos abandonados no meio ambiente, o vereador Frankini (PT) vem buscando uma medida para reduzir a frequência dessa ação entre os cachoeirenses. Nesse sentido, o parlamentar entrou em contato com outros municípios para verificar ações que poderiam ser aplicadas em Cachoeira do Sul. “Uma atividade realizada em Santa Clara do Sul me chamou muito a atenção, pois além de simples, mostrou-se bastante eficaz. Lá vem sendo promovidas campanhas anuais de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos, como conscientização da população e disponibilização de locais de depósitos em diversos pontos da cidade, como escolas e prédios públicos no centro da cidade e propriedades particulares no interior do município. Somente na última edição, foi recolhida uma tonelada desses materiais. Isso significa centenas de equipamentos que deixarão de constar em terrenos baldios e em áreas próximas do rio, para passarem por uma triagem, classificação, armazenamento e destinação adequada”, explicou.

Na sessão ordinária desta semana, o parlamentar apresentou uma indicação ao Executivo sugerindo a implementação de uma campanha semelhante no município. Além disso, Frankini também propôs que, após o término da ação, todo o material recolhido seja encaminhado para empresas especializadas em reciclagem de eletrônicos. “Seria interessante, também, explicar à população quais são os materiais que poderão ser recolhidos nessa campanha e, posteriormente, divulgar como esses foram aproveitados ou onde foram descartados, para envolver as pessoas nessa ação e incentivá-las a realizá-las no futuro”, destacou.

Resíduos eletrônicos

Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Inclui equipamentos como rádios, televisões, celulares, computadores, impressoras, telefones, vídeo games, aparelhos de som e cabos. “Com o elevado uso desses aparelhos e suas inovações, que gera ao constante troca por modelos mais novos, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental. Como estes materiais possuem substâncias químicas em suas composições, podem provocar contaminação do solo e da água. Além de prejudicar o meio ambiente, também podem provocar doenças graves em pessoas que entram em contato com essas substância. Por fim,  por serem compostos por grande quantidade de plástico, metais e vidro, demoram muito tempo para se decompor no solo”, enfatizou Frankini.