Entregue material para restauro de Livro de Atas original da Câmara.

O presidente do Legislativo cachoeirense, vereador Marcelo Figueiró (PMDB), recebeu, nesta quarta-feira (30), integrantes do Núcleo Municipal de Cultura de Cachoeira do Sul. Na oportunidade, Figueiró realizou a entrega do Livro de Atas da Câmara de Vereadores para restauro ao Arquivo Histórico Municipal, conforme projeto encaminhado no início deste ano pela chefe do Departamento, Ione Sanmartin Carlos. “Esse livro é importantíssimo, pois contém a história do Paço Municipal, que completa 150 anos, e relata a fundamental participação dos vereadores da época na construção do prédio”, afirmou Figueiró.

O Livro de Atas, que recebeu recursos do Legislativo para sua restauração, ficará sob responsabilidade do Arquivo Histórico e uma cópia da obra ficará disponível no Palácio João neves da Fontoura  para utilização dos cachoeirenses e demais moradores de municípios vizinhos. “É imprescindível que seja preservado os registros da história político-administrativa do município, de forma que os interessados tenham acesso à consulta do material”, reforçou o presidente.

Mais

Ainda durante a reunião, Figueiró propôs que a Câmara realize parceria com o Arquivo Histórico para que seja elaborado um projeto de digitalização dos jornais impressos, para arquivamento digital. Conforme a diretora geral do Núcleo, Mirian Ritzel, primeiramente será realizado um levantamento de dados para identificar quantos profissionais capacitados serão necessários para manusear os scanners, e qual o modelo dos equipamentos a serem adquiridos. “Queremos agradecer o interesse do Legislativo em conservar essas informações históricas, de forma que as mesmas não se percam com o passar dos anos. A ideia é disponibilizá-las aos cachoeirenses para a realização de pesquisas, através de uma memória digital, mais eficiente e próxima do público”, destacou Mirian.

Feira do Livro 2014

Os integrantes do Núcleo Municipal de Cultura também abordaram a realização da Feira do Livro deste ano, que contará com o apoio da Câmara, através da antecipação de sobras orçamentárias para que a Prefeitura repasse o valor à Amicus (Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura). “Assim que recebermos o ofício do Executivo, solicitando a antecipação do recurso, faremos a entrega à entidade, para que a mesma possa organizar as atividades da feira”, explicou Figueiró.