Representando município, presidente da Câmara cumpre intensa agenda em Brasília.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), esteve representando o município nesta semana em Brasília, onde realizou diversos conatos buscando o desenvolvimento de ações no município. Inicialmente, o parlamentar esteve nos gabinetes dos deputados federais José Otávio Germano, Vieira Cunha e Henrique Fontana, onde conversou sobre a implantação de cursos pelo Pronatec no HCB e obteve o compromisso de levar o pedido no Governo Federal, que é responsável pelo Programa. Ainda na Câmara dos Deputados, Figueiró pediu auxílio ao deputado Alceu Moreira para a construção de um centro comunitário no Bairro Marina e solicitou que o deputado intervenha junto ao Ministério do Turismo para obter recurso à Vigília do Canto Gaúcho de Cachoeira do Sul.

Mais tarde, o vereador também esteve no Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento para analisar, com o secretário executivo Caio Rocha, a elaboração de um Plano Diretor Rural para o município. Segundo o representante do Ministério, a proposta é viável e poderia ser concretizada no município, tal como já está sendo promovida em Santa Maria. Para isso, a Prefeitura deve entrar em contato com o Governo Federal manifestando interesse na ação. Figueiró, que já entregou indicação nesse sentido a Neiron, irá discutir a medida com o prefeito nos próximos dias.

Tendo em vista a proximidade da 18ª Fenarroz, o presidente da Câmara de Vereadores também reuniu-se com o vice-presidente da República, Michel Temer, para reforçar o convite ao evento. “A presença do vice-presidente, sem dúvida, iria engrandecer a nossa Feira Nacional do Arroz”, destacou Figueiró.

Por fim, o parlamentar esteve na Secretaria Nacional da Juventude, onde conversou com o diretor Rafael Schuartz sobre o projeto cachoeirense “Câmara Estudantil” e a implantação de conselhos da juventude vinculados às Câmaras de Vereadores em cidades onde não avançaram os conselhos municipais. Além disso, também foi levantada a possibilidade de criação do programa “Juventude Viva”, que visa ao apoio para saúde e à prevenção do abuso de drogas e da violência, em Cachoeira do Sul. “Toda ação de avanço no combate de drogas e inserção dos jovens em projetos positivos que promovam o seu desenvolvimento em diferentes áreas devem ser prioridade em nosso município”, destacou Figueiró.

Ainda em Brasília, o presidente da Câmara de Vereadores também participou de atividades da XVII Marcha dos Prefeitos.