Parlamento cachoeirense e secretaria do Meio Ambiente discutem ações em parceria.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), conversou, nesta quinta-feira (16), com o secretário Municipal de Meio Ambiental, Fernando Bernál. No encontro, foram discutidas ações para serem realizadas em parceria entre os dois Poderes Públicos.

Lixo

A primeira pauta abordada por Figueiró foi a questão do recolhimento de lixo. O presidente da Câmara pediu ao secretário que a Prefeitura reavaliasse a utilização dos contêineres. “Propomos que fosse feito um rodízio dos locais de inserção dos contêineres, para que as estruturas não fiquem sempre no mesmo lugar”, explicou. Para ampliar a discussão e esclarecer alguns pontos à população sobre essa e outras questões pertinentes ao recolhimento de lixo, os representantes do Executivo e Legislativo acertam a realização de uma audiência pública sobre o lixo logo no início do ano. O principal motivo do evento será debater o plano municipal de utilização de lixo e a redação de uma nova legislação.

Figueiró também anunciou ao secretário a intenção de instalar uma lixeira para resíduos recicláveis em frente à Câmara de Vereadores. “A estrutura servirá para descarte de nossos materiais e para uso da população”, destacou.

Lei dos adesivos

Na oportunidade, o presidente da Câmara também solicitou a Bernál a regulamentação da lei, aprovada no ano passado, que prevê a colocação de um adesivo nas caixas coletoras de correspondências, imóveis e veículos em Cachoeira do Sul, indicando o não interesse do proprietário em não receber o material publicitário. “Pensamos em realizar a distribuição de adesivos, mas para isso precisamos que a lei esteja regulamentada”. O secretário garantiu que irá verificar a situação da norma e dará andamento ao trâmite necessário.

Internet aberta

Por fim, Figueiró e Bernál discutiram a ampliação do sinal de internet na Praça José Bonifácio. Desde ontem, Câmara de Vereadores está disponibilizando internet aberta para a parte sul da área, entre as ruas Andrade Neves e Silvio Scopel. Para abranger a praça em sua totalidade, é necessária a instalação de uma antena nas proximidades da Casa do Artesão. O presidente do Legislativo mostrou ao secretário a estrutura da antena, de cerca de 30 cm. “O nosso objetivo com as praças é que as pessoas ocupem esses espaços públicos. A disponibilização de internet certamente vai atrair mais a população. Portanto, vamos verificar a visibilidade disso o mais rápido possível”, garantiu Bernál.