Tribuna Popular: Escoteiros Ibiraiaras promove 36º Mutirão Regional Pioneiro em Cachoeira do Sul.

Para divulgar a realização do 36º Mutirão Regional Pioneiro, o mestre pioneiro do grupo de Escoteiros Ibiraiaras, Luiz Renato Machado, ocupou a Tribuna Popular na sessão plenária desta segunda-feira (17). “Ano em que o grupo comemora 40 anos de fundação, não poderia deixar de vir agradecer a comunidade por todo o apoio e incentivo que sempre nos deu”, destacou.

De acordo com Machado, Cachoeira do Sul sediará o Mutirão nos dias 22 e 23 de novembro, contando com a participação de jovens entre 18 e 21 anos. “Encontramos uma maneira de retribuir, através desse evento, a população cachoeirense. Nesses dois dias, estaremos realizando atividades comunitárias e divulgando o turismo no município”, afirmou, complementando: “A cidade receberá 320 escoteiros, que representarão 35 municípios e os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que as passagens aéreas, bem como a alimentação, estão sendo custeadas pelos próprios participantes”.

8h: abertura
Durante o dia: serviço de pintura, limpeza e jardinagem nas Escolas Municipais Alarico Ribeiro e Mario Godoy Ilha
Atividades de recreação, maquiagem e manicure, além de serviços de jardinagem e limpeza interna no Asilo Nossa Senhora Medianeira
Revitalização da Praça Honorato de Souza Santos
Serviço de pintura e limpeza no Zoológico Municipal
À noite:festa temática dos anos 60, para comemorar a execução das atividades.
A equipe do Mutirão também trabalhará, juntamente com a Defesa Civil do município, nas áreas de riscos de Cachoeira, através do levantamento de dados das famílias que ocupam esses terrenos. “Também demarcaremos os principais pontos através de GPS, para facilitar o trabalho dos profissionais da Defesa Civil, em casos de situações de calamidade”, explicou Machado.

Domingo
Durante o dia:Realização de trilha ecológica, da Ponte do Fandango até a Praia Nova. “No trajeto, os jovens formarão bases e farão o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região. Além disso, serão feitas pistas de obstáculos, jogos aquáticos no Rio Jacuí, travessia na ponte montada pelo Exército, e finalização do percurso na Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia”.
15h: encerramento

Parcerias
Segundo Machado, diversas entidades do município firmaram parceria com os Ibiraiaras para auxiliar na realização do Mutirão. Dentre elas, destaca-se o apoio da Ulbra de Cachoeira do Sul, que fornecerá alojamento e local de refeição, e a Empresa Nossa Senhora das Graças, que fará o transporte dos jovens para as bases em que irão trabalhar. “Estamos aguardando, ainda, o apoio da Prefeitura, quanto ao transporte das equipes coordenadoras de bases, e fornecimento de água e ambulância”, informou.

Escolha da cidade sede
Conforme o mestre pioneiro, o Mutirão é realizado duas vezes por ano no Rio Grande do Sul. A cidade interessada em sediar o evento deve se candidatar no ano anterior, apresentar suas propostas e aguardar que as mesmas sejam votadas pelos jovens nos Fóruns Regionais. “Cachoeira recebeu votação unânime, e isso nos orgulha muito. O último mutirão realizado aqui foi em 2007. Agradeço ao apoio que nosso grupo sempre recebeu desta Casa, da Prefeitura e empresas do município”.

Machado convidou os parlamentares a prestigiarem o evento e participarem das atividades de abertura e encerramento. “Também aproveitamos essa oportunidade para estrear hoje, aqui na Câmara de Vereadores, o novo uniforme da União dos Escoteiros do Brasil”, finalizou.