Representante do Atelier Livre Municipal divulga atividades na Tribuna Popular.

A diretora do Núcleo Municipal da Cultura, Lair Vidal, ocupou a Tribuna Popular da sessão plenária desta segunda-feira (1º) para divulgar os trabalhos realizados no Atelier Livre Municipal Prof. Eluiza de Bem Vidal. “Criado em 20 de novembro de 1983 e instalado em 9 de dezembro de 1983, o Atelier compõe o Núcleo Municipal de Cultura, juntamente com demais departamentos e completa em 2014 seus 30 anos de atividades”, comemorou.
 
Em seu discurso, Lair destacou a importância do cumprimento da Lei 11769/2008, que determina a obrigatoriedade da música no currículo escolar. “Como cumprir uma norma se, no ano de 1998, tivemos a última turma de formandos em música e artes plásticas em Cachoeira do Sul? Desde então, não tivemos mais na cidade professores capacitados nessas áreas, e os que hoje atuam já estão no fim de sua carreira”, lamentou. De acordo com a diretora do Núcleo Municipal da Cultura, a falta da referida disciplina no currículo escolar possibilita a inviabilização do ano letivo das instituições da rede pública. “Cachoeira do Sul é terra de vocação artística, e já tivemos uma escola superior de artes, cuja perda é irreparável”, acrescentou Lair. 
 
Profissionais
 
O Atelier Livre conta, atualmente, com colaboradores da comunidade e professores da rede municipal e ensino. “São pessoas empenhadas e comprometidas que, mesmo gerindo um espaço com quadro reduzido, não deixam que a dificuldade impeça de fazer acontecer a arte sonhada e desejada pelos cachoeirenses”, afirmou.  
 
Cursos
 
O Atelier Livre Municipal Prof. Eluiza de Bem Vidal oferece os seguintes cursos: flauta, teclado, violão, técnica vocal, cerâmica, pintura e desenho, totalizando 65 alunos. “Alunos depressivos, idosos desacreditados de si mesmo, jovens perdidos, artistas que se descobrem... Enfim, todos têm a arte como terapia e encontram, no Atelier, o remédio que necessitam para terem de volta a vida e a sua paz de espírito”, defendeu.  A diretora agradeceu, ainda, a Câmara de Vereadores por acolher a exposição dos alunos do curso de cerâmica, exibindo as peças na entrada do plenário.