Tribuna Popular: representantes do CMPD falam sobre inclusão de pessoas com deficiência.

Com o objetivo de divulgar a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência em Cachoeira do Sul, a Tribuna Popular da última sessão plenária (25) foi ocupada pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD), Agnaldo Barbosa Correa, e pela professora e conselheira do órgão, Valéria Camargo.

Conforme o presidente, a inclusão de pessoas com deficiências físicas e mentais deve ser respeitada, tanto no mercado de trabalho quanto no ambiente escolar. “Temos convicção de que, para se construir uma sociedade igual para todos, é preciso que cada um faça a sua parte. A inclusão no trabalho, o debate e a participação, o acesso à cultura e ao esporte: essas são atitudes que fazem com que a pessoa com deficiência seja reconhecida”, defendeu Correa.

Conferência

De acordo com o presidente do CMPD, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência em Cachoeira do Sul, iniciada na última quinta-feira (21), aborda o tema “Atitudes fazem a diferença”. “Convidamos a todos para participar da nossa programação. Vamos disseminar a cultura da inclusão e do respeito, multiplicando boas práticas e iniciativas dentro da nossa comunidade”, destacou Correa, lembrando que na próxima quinta-feira (28) será realizada a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento acontecerá na sede da Apae, a partir das 8 horas da manhã.

Segundo a professora e conselheira do CMPD, o município têm inúmeros motivos para comemorar a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Valéria ressaltou a crescente inclusão de alunos no ensino regular comum, comprovada no aumento do número de matrículas efetivas no início de cada ano letivo. “Sou funcionária pública municipal há quase 24 anos, e os alunos com deficiência sempre estiveram presentes nas minhas salas de aula. As instituições escolares aqui representadas iniciaram essa conquista em Cachoeira, atribuindo um olhar diferente sob as habilidades de cada aluno. Dessa forma, em agosto de 2009, foi firmado o termo de adesão ao compromisso nacional da inclusão das pessoas com deficiência”, explicou.

Principais mudanças

Conforme a professora, Cachoeira do Sul é considerada uma cidade polo da educação inclusiva, abrangendo outros 14 municípios da região. “Temos alguns educadores que buscam, nas suas práticas pedagógicas, fazerem a diferença e propiciar aos alunos ensino diferenciado de qualidade”. Valéria destacou, ainda, a importância de haver gestores de escolas que acreditam e apostam na inclusão, e a disponibilização de transporte escolar adaptado. “Pedimos que o Legislativo olhe com atenção para as nossas escolas, pois os senhores vereadores são quem representam a esperança do desenvolvimento na nossa cidade”, concluiu.