Representante do Museu Municipal divulga 36 anos da instituição na Tribuna Popular.

Para divulgar os 36 anos de atividades do Museu Municipal de Cachoeira do Sul, a chefe de departamento da instituição, Renate Aguiar, ocupou a Tribuna Popular da sessão plenária desta segunda-feira (15). “Há mais de três décadas, nossa instituição caminha sendo desafiada para manter atuantes a pesquisa, a conservação e a divulgação da memória da nossa cidade”, destacou.

Apoio

Em seu pronunciamento, Renate lembrou o apoio financeiro destinado ao Museu nos primeiros anos de sua existência. “Anteriormente, a instituição chamava e os apoiadores respondiam. Hoje, temos conseguido atender as demandas da comunidade, mas ainda precisamos ser mais acolhidos pelo Poder Público, pelas forças vivas do município e pela comunidade”, afirmou. “Nosso trabalho não para, é permanente. As portas abertas indicam que a vida segue e o apoio ainda mantém-se necessário”, completou.

Parque Municipal da Cultura

A chefe de departamento do Museu lembrou, também, que a instituição está localizada no Parque Municipal da Cultura, juntamente com o zoológico e o Jardim Botânico. “Ocupamos um dos espaços mais democráticos da cidade e oferecemos nosso trabalho de forma gratuita o público. No Parque Municipal da Cultura não existem preconceitos e nem rótulos. É um espaço agradável para se admirar, amar e respeitar”, defendeu.
Renate destacou, ainda, a presença do vagão ferroviário existente no entorno do Parque, onde, anteriormente, era utilizado para aulas, palestras e exposições. “Um ambiente que interagia muito com o público e, principalmente, com os estudantes. Atualmente, encontra-se fechado, e para trazê-lo de volta, o Museu conta com o apoio da comunidade”.  Na oportunidade, a chefe de departamento solicitou apoio para a construção de um anexo para suprir a demanda do acervo municipal.

Equipe

Atualmente, a equipe do Museu Municipal conta com sete assessores e uma funcionária, além da chefia. O grupo atende às atividades de pesquisas, consultas, visitas guiadas e serviço de digitalização. “Aproveito esse espaço para perguntar: o que acontecerá com o Museu quando a equipe atual se aposentar? Sinalizo, aqui, um alerta, e peço que haja reflexão sobre esse tema. É urgente preparar a geração seguinte, pois ela assumirá o papel de guardiã da história de Cachoeira do Sul. São necessários anos de estudo e preparo para assumir essa tarefa. E acrescento, ainda, perseverança, paciência, cautela, e amor a esse trabalho”, concluiu.