Finalizado estudo para manutenção emergencial do Palácio João Neves da Fontoura.

O arquiteto Osni Schroeder entregou ao presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), na tarde desta terça-feira (7), o estudo realizado para a manutenção emergencial do Palácio João Neves da Fontoura.  “Visitei todas as peças do prédio, buscando identificar as patologias em cada local, desde a parte interna até a fachada e o teto. Após essa etapa é que foram elaboradas as sugestões de intervenção técnica, nas quais busquei, sobretudo, obedecer as diretrizes das normas de patrimônio histórico”, explicou o arquiteto.

Dentre as principais propostas, Osni apontou mudanças na parte elétrica, nas redes de escoamento da água da chuva e de esgoto, adaptações em pontos específicos, medidas para a acessibilidade e correções no passeio público. Também foram discutidas providências para a pintura interna e externa no Palácio. “A entrega desse relatório é um momento muito importante. A partir desse documento, poderemos dar início à manutenção tão esperada para esse patrimônio, que é riquíssimo para a história e para a cultura da nossa cidade”, comemorou Figueiró.

Próximos passos

Através do caderno de encargos elaborado por Osni será feito os termos de referência para licitar a empresa que efetuarão as obras de manutenção. “Nosso interesse é providenciar tudo para que as ações sejam efetivas o mais rápido possível. Ainda não é possível determinarmos quando as melhorias serão iniciadas, mas temos expectativa de iniciar ainda este ano”, destacou o presidente do Legislativo.

Osni também deverá participar de uma sessão ordinária para apresentar o relatório na Tribuna Popular a todos os vereadores e à comunidade. “A ideia é discutir esse tema em conjunto, pois é um assunto que é de interesse de toda a cidade”, defendeu Figueiró.