Câmara estuda restauro de primeiro livro ata do Legislativo.

O presidente do Legislativo cachoeirense, vereador Marcelo Figueiró (PMDB), recebeu, nesta terça-feira, representantes do Arquivo Histórico Municipal para tratar do restauro do primeiro Livro Ata do Legislativo e da Administração Municipal da cidade, datado entre 1851 a 1861. O documento está sobre posse da entidade e, entre outras informações, traz detalhes da criação da colônia de Santo Ângelo, que viria se tornar o município de Agudo, e sobre a morte de Antônio Vicente da Fontoura, importante líder da Revolução Farroupilha.

A diretora do Arquivo Histórico, Ione Carlos, explicou que as organizadoras do Arquivo tem tratado o material nas melhores condições possíveis, mas isto não consegue impedir que suas folha ressequem e se quebrem devido ao tempo.

Para o parlamentar, o investimento no livro é uma forma de preservar a cultura e a história de Cachoeira do Sul. “As informações que ali estão certamente são um material de estudo para que historiadores possam chegar a diversas conclusões sobre a constituição do nosso município e os motivos que levaram a nossa forma de organização atual”, disse Figueiró, que em novembro do ano passado havia apresentado um requerimento solicitando a medida. “O registro trata justamente do início do legislativo cachoeirense”, destacou.

Na reunião, ficou acertado que o Arquivo Histórico irá encaminhar à Câmara de Vereadores documento relatando a história do livro e orçamento previsto para ser analisado pelo Jurídico da Casa. Caso a obra seja restaurada, o Legislativo deverá ficar com uma cópia para disponibilizar acesso ao público no Palácio João Neves da Fontoura. “Além disso, futuramente poderemos publicar análises sobre os assuntos trazidos no livro”, acrescentou o vereador.