Tribuna Popular: Presidente do Compahc fala sobre ações de proteção de patrimônio histórico no município.

Com o objetivo de divulgar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto, a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (Compahc), Ione Sanmartin Carlos, ocupou a Tribuna Popular da última sessão plenária (18).
Em seu discurso, Ione elogiou o trabalho voluntário desenvolvido pelos integrantes do grupo, em prol da conservação do patrimônio municipal. “Aqui, no nosso Arquivo Histórico, temos um documento enviado no século XIX pelo Imperador Dom Pedro II, em que pede que sejam preservadas as inscrições dos prédios públicos, igrejas e sepulcros. Nesse sentido, Cachoeira está em vantagem em relação a outros municípios, pois consegue manter grande parte do seu patrimônio cultural”, disse.
 
A presidente do Compahc destacou, também, a qualidade do acervo existente na Biblioteca Pública Municipal. “Em geral, as bibliotecas de muitas cidades são apenas depósitos para livros velhos, o que não é o caso da nossa. Temos uma biblioteca e um Arquivo Histórico que, até pouco tempo atrás, servia para estudos e pesquisas aos alunos do curso de Arquivologia de Santa Maria”, orgulha-se.
 
História
 
Em 1981 foi criado, em Cachoeira do Sul, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural. O grupo foi responsável por iniciar a realização de inventários de prédios do município. Ione aproveitou para relembrar algumas atividades do Compahc, como quando uma cabeceira da Ponte de Pedra foi levada pelo Rio Botucaraí.
A presidente destacou, ainda, a realização de ações importantes, como o Memorial do Arroz, e a restauração do Paço Municipal. “Estamos realizando um trabalho em equipe, através de muito estudo, preparação e treinamentos, que incluem a realização de obras emergenciais para conservação do prédio da Prefeitura”.
 
A presidente do Compahc parabenizou os parlamentares pela iniciativa de restaurar o Palácio João Neves da Fontoura. “Aos vereadores, que estão fazendo um trabalho de conservação do prédio do Legislativo, digo que, mais do que nunca, nós aplaudimos esta obra. O patrimônio representa a nossa identidade”, concluiu.