Saúde mental e psicossocial: Paixão sugere ações para atender demanda.

Com o objetivo de atender as demandas relativas à saúde mental e psicossocial da população cachoeirense, o vereador Luis Paixão (PP) apresentou, na sessão plenária da última segunda-feira (6), indicações ao Executivo. O parlamentar solicitou a elaboração de um Plano de Saúde Mental no município, e a contratação de um Coordenador de Saúde Mental e de um Supervisor Clínico Institucional.

Atribuições

O Coordenador de Saúde Mental será responsável pelo planejamento da política de Saúde Mental no município e, ainda, pela implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Cachoeira do Sul. O Supervisor Clínico Institucional atuará externamente ao quadro de profissionais da Prefeitura, discutindo e acompanhando o trabalho realizado pela equipe no projeto terapêutico do serviço. Ambas as vagas serão preenchidas mediante comprovação de habilitação teórica e prática para exercer os referidos cargos.
“O trabalho desses profissionais será muito importante para a construção de um mapeamento do processo de trabalho dos projetos terapêuticos individuais dos usuários, tanto nas questões institucionais quanto nas de gestão do CAPS na rede municipal”, explicou Paixão.

Visitas a outros municípios

As solicitações do parlamentar foram feitas após visitas aos residenciais terapêuticos de outros municípios, em especial, ao de Caxias do Sul, realizadas na última semana.