Tarasconi indica rotativo de Santa Cruz como modelo para Cachoeira.

Proponente da audiência pública sobre o estacionamento rotativo que acontece na próxima terça-feira (16) na Câmara Municipal, o vereador Daniel Tarasconi (PMDB) esteve hoje em Santa Cruz do Sul para acertar detalhes do evento e confirmar a presença do titular da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos daquele município, Alex Knak. Ele falou das vantagens da criação do rotativo, chamado de Rapidinho na cidade vizinha. “Hoje em dia os comerciantes das áreas onde ainda não existe o rotativo querem que ele funcione em frente às suas lojas”, revela Knak. Entretanto, o secretário conta que o Rapidinho só funciona bem com fiscalização e auxílio da Brigada Militar. “Antes de ter fiscalização o pessoal pegava o ticket e jogava fora”, lembra o santa-cruzense. O que é arrecadado pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que administra o sistema, serve para pagar os funcionários do Rapidinho.

Lucro

O dinheiro que sobra é investido em campanhas educativas para o trânsito e repassado para a Brigada aplicar em segurança pública. O Rapidinho funciona das 10h às 17h. Meia hora de estacionamento custa R$0,75 e uma hora é R$1,00. Caçambas de papa-entulho colocadas em vagas do rotativo pagam o mesmo valor que os veículos, independentemente do tempo que fiquem no local. A cobrança eletrônica, através de máquinas que se assemelham às de cartões de crédito e que emitem tickets com o valor cobrado, horário de chegada e saída do veículo, é largamente utilizada. O presidente do Consepro, Carlos Sena, e seu gerente operacional, Miguel Nunes, também foram convidados para a audiência. “Santa Cruz é um exemplo do sistema que podemos ter em Cachoeira para uma melhoria significativa do trânsito”, argumenta Tarasconi.