Tribuna Popular: presidente do Sindicato dos Rodoviários defende valorização de trabalhadores.

Em razão da então greve dos funcionários da empresa Nossa Senhora das Graças, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Cachoeira do Sul, Luis Aníbal Machado, ocupou a Tribuna Popular na sessão plenária desta segunda-feira (20). Na oportunidade, o presidente do sindicato reclamou do baixo salário dos motoristas de Cachoeira do Sul, que, segundo ele, é equivalente ao dos cobradores de outros municípios da região.

“Aqui, o motorista ganha R$ 1.281 para dirigir um ônibus que custa R$ 400 mil. O cobrador ganha R$ 812, ambos sem os descontos do INSS”, informou. Ainda segundo Machado, a categoria cachoeirense não recebe o auxílio de cestas básicas, plano de saúde e vale-alimentação. “Em Santa Maria, por exemplo, os cobradores tem um salário de R$1.180, um vale-alimentação de R$ 500 e, ainda, contam com plano de saúde”, comparou.

Tarifas

De acordo com o presidente, a categoria está lutando pela valorização do serviço que presta, mas, no entanto, entende que existem dificuldades para realizar a reparação dos salários dos trabalhadores do município. “A empresa entra em discussão com a Prefeitura na questão das tarifas das passagens, mas esse assunto não cabe a nós. O que nos compete é a responsabilidade de representarmos os funcionários e, dessa forma, lutar pelo reconhecimento do nosso trabalho”, argumentou.

Funcionários

Aníbal destacou, ainda, que a empresa é conceituada perante a comunidade cachoeirense em razão de seus profissionais. “Esse reconhecimento se deve aos nossos funcionários, que deixam suas funções para ajudarem os idosos a subirem nos ônibus, tratando todos os passageiros com carinho e respeito. Por isso, parabenizo a minha categoria de motoristas, cobradores e fiscais pelo excelente trabalho que prestam à população”.

No final de seu pronunciamento, o presidente solicitou que os parlamentares se unissem para apoiar a causa dos trabalhadores. “Não queremos perder nossos funcionários, que muitas vezes acabam indo embora do município em busca de melhores salários. Peço aos vereadores que nos ajudem, pois a nossa categoria merece a valorização de todos”.